A pesquisa consiste na discussão sobre perspectivas democráticas através das novas tecnologias da informação e comunicação, em especial aquelas difundidas por meio das mídias sociais. Busca refletir sobre a democracia digital e as ingerências através da participação política nas mídias sociais em um contexto particular, qual seja o período das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O marco temporal de análise serão os debates presidenciais televisivos das emissoras Globo, Band e Record no 1º turno. e manifestações dos cidadãos no Twitter. Considerando os cenários dos debates televisionados das eleições à presidência da República de 2022 no Brasil e o contexto de polarização política almeja-se através da Análise de Redes Sociais (ARS) e análise de conteúdo, compreender a utilização do Twitter como arena de discussão e participação política; entender como as disputas discursivas se estruturam no Twitter considerando o processo de circulação de informações neste espaço; e analisar a noção de comunicação desintermediada através de manifestações dos candidatos no Twitter. Desse modo, intenta-se verificar se: a) o Twitter atua como esfera de discussão política paralela simultânea capaz de absorver e projetar consequências na dinâmica política para além da circunscrição da plataforma; b) o fluxo comunicativo das manifestações políticas por usuários do Twitter tende a se comportar de forma isolada; b) os candidatos reconhecem a utilização do Twitter como elemento de agenda de comunicação desintermediada, mas mantém o distanciamento entre candidato e cidadão.