Notícias

Banca de DEFESA: MAMADÚ SAIDO DJALÓ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAMADÚ SAIDO DJALÓ
DATA: 03/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Reformas da Primeira e Segunda Geração do Banco Mundial e o FMI: o caso dosProgramas de Ajustamento Estrutural na Guiné-Bissau (1983-1992).
PALAVRAS-CHAVES: Neoliberalismo; Programas de Ajustamento Estrutural; Reformas Político-Institucionais; Guiné-Bissau.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

RESUMO (com tema, objetivo, metodologia, resultados esperados ou finalizados):    

Tema: da Primeira e Segunda Geração do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional: o caso dos programas de ajustamento estrutural na Guiné-Bissau (1983-1992). 

Este estudo visa compreender a influência das reformas neoliberais de primeira e segunda geração promovidas pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional nas instituições políticas e econômicas da Guiné-Bissau, no período de 1983 a 1992, através da implementação dos Programas de Ajustamento Estrutural. Essas reformReformas as foram significativamente influenciadas por fatores internacionais, como a crise da OPEP, a desintegração da União Soviética, o Consenso de Washington e os modelos de desenvolvimento neoliberal importados. Esses fatores influenciaram a adesão do país à liberalização econômica e à adoção de reformas administrativas e estatais. Guiné-Bissau, recém-independente e ainda enfrentando crises decorrentes da luta armada de libertação e disputas pelo poder, iniciou um ciclo de conflitos, perseguições, prisões arbitrárias e assassinatos, desafiando os planos de desenvolvimento importados. Em 1983, o Banco Mundial e o FMI recomendaram a implementação dessas reformas. Utilizando uma abordagem qualitativa, particularmente a análise documental, esta pesquisa busca responder ao problema proposto por meio do discurso institucionalizado nos documentos governamentais e não governamentais, sociedade civil e outras fontes que trabalham com a questão da pobreza e da vulnerabilidade na Guiné-Bissau, mais especificamente o Programa de Ajustamento Estrutural. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 933.748.283-53 - CLAYTON MENDONÇA CUNHA FILHO - UFC
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - JAMILE LOURDES FERREIRA TAJRA - UECE
Notícia cadastrada em: 29/05/2024 10:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 03/07/2024 09:22