Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA BEATHRIZ DOS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA BEATHRIZ DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 10/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A EXPANSÃO TERRITORIAL DA SOJA: O controle do comércio internacional da exportação de soja do Sudoeste do Piauí pela Bunge Alimentos (2008 – 2024)
PALAVRAS-CHAVES: Bunge; Agronegócio;Cerrado Piauiense; Soja; Conflitos socioambientais
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

Desde o início do século XXI, o sudoeste do Piauí vem sendo intensamente incorporado ao processo de expansão do agronegócio, em especial da soja, com destaque para a atuação da Bunge Alimentos. A pesquisa parte do reconhecimento dessa territorialização como parte de uma estratégia mais ampla de inserção do Brasil nas dinâmicas globais de exportação de commodities. Objetiva analisar o papel da Bunge Alimentos na consolidação do modelo agroexportador no Cerrado piauiense, enfocando seus investimentos, estratégias logísticas e os impactos territoriais, sociais e ambientais gerados pela sua atuação entre 2008 e 2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica e documental, com análise de relatórios institucionais, dados econômicos e ambientais, legislação, e estudos acadêmicos sobre agronegócio, sustentabilidade e conflitos socioambientais. A investigação foca em documentos produzidos entre 2008 e 2024, período marcado pelo aprofundamento da financeirização da agricultura e pelo avanço da fronteira agrícola no MATOPIBA. Como resultados, a Bunge Alimentos se consolida como principal intermediadora da soja no Piauí, controlando cerca de 80% da produção do estado por meio de sua capacidade logística e financeira. Em contrapartida, sua atuação está associada a processos de desmatamento, grilagem, uso intensivo de agrotóxicos e conflitos fundiários, especialmente com comunidades tradicionais como indígenas Akroá Gamela, ribeirinhos e brejeiros. Assim, a territorialização do agronegócio no Piauí revela contradições profundas entre os discursos de desenvolvimento e os efeitos sociais e ambientais da expansão da soja. O controle exercido pela Bunge exemplifica como o capital transnacional reconfigura o território, reforçando desigualdades e promovendo uma forma de desenvolvimento insustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 2140464 - RAIMUNDO JUCIER SOUSA DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 14/09/2025 04:38