Este estudo investiga como a esquerda utilizou, nas mídias digitais, as estratégias de comunicação da extrema direita para conseguir disputar a atenção de eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. Para tanto, essa dissertação se debruçou no caso do Deputado Federal André Janones e o modo que ele usou as táticas de comunicação da direita bolsonarista para combatê-la no ecossistema das redes sociais, ocupá-las na defesa e para organizar a militância lulista nas redes sociais. Para tanto, se investigou se o conteúdo veiculado por Janones em seu ecossistema midiático, especialmente em seu canal no Telegram e em suas contas no Facebook e X, traz similaridades com as estratégias comunicacionais mobilizadas pelo campo adversário. Com esse objetivo foi feita a raspagem dos dados do Telegram, X e Facebook do Deputado Federal André Janones referentes ao período de campanha do primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais brasileiras de 2022 (entre 16 de agosto e 30 de outubro). Os dados analisados correspondem às publicações realizadas nos perfis oficiais do Deputado Federal André Janones em cada uma dessas plataformas. Para a coleta, processamento e análise dos dados, foram utilizados scripts desenvolvidos em linguagem Python, permitindo a sistematização e o tratamento adequado das informações obtidas. Para interpretar os dados foram conduzidas análises quantitativas e qualitativas. Como resultado, espera-se comprovar que André Janones performou, de fato, a partir de táticas digitais de comunicação desenvolvidas inicialmente pelas redes da direita, utilizando-se de artifícios análogos aos praticados pela própria militância bolsonarista, tais como o uso de temas polêmicos, memes, notícias falsas, bem como o apelo a metalinguagens características do discurso populista, o que caracterizaria uma espécie de uso do “feitiço contra o feiticeiro”.