Descrevemos, neste estudo, um contexto de ensino em que um texto de divulgação científica (TDC) foi empregado como elemento estruturador da mediação feita pelo professor para privilegiar o processo de problematização de conceitos. Para tanto, implementamos um conjunto de ações em uma disciplina de Metodologia do Ensino de Química, ofertada ao curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal de ensino superior. Tomamos como objeto de investigação duas aulas em que o professor fez uso das noções conceituais presentes em um TDC para discutir conceitos químicos sobre atomismo com os graduandos. Analisamos as transcrições das aulas com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), especialmente no enfoque à contribuição da ação modeladora do professor ao oferecer aos alunos, a partir do enfrentamento de situações, oportunidades para a construção conceitual. Os resultados mostraram o TDC como instrumento que privilegiou o processo de colocar o sujeito em situação ao apresentar dados e questionamentos em um contexto distinto da maneira com a qual geralmente são apresentados em sala de aula. Ao lançar mão de trechos constantes no texto, o professor fez intervenções pautadas na explicitação de conhecimentos prévios, na apresentação de questionamentos e solicitação de explicações sobre pontos relevantes conceitualmente e no direcionamento para a evolução das concepções dos estudantes. Nesse sentido, defendemos o emprego de textos dessa natureza para motivar discussões e favorecer interações discursivas pautadas na construção de conhecimentos.