Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS MIGUEL PINHEIRO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS MIGUEL PINHEIRO DE SOUSA
DATA: 22/11/2022
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ/UFPI
TÍTULO: A Química Quântica nas Instituições de Ensino Superior Públicas em um Estado do Nordeste: Um Panorama das Dificuldades dos Estudantes
PALAVRAS-CHAVES: química quântica; educação em química; ensino superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

A Química Quântica é uma das disciplinas obrigatórias em cursos de graduação de Química que tem a reputação de ser bastante difícil. Entretanto, apesar das ideias pouco convencionais até mesmo para pessoas do mesmo contexto, é essencial para a compreensão da Química atualmente. O presente trabalho investigou a percepção dos estudantes concludentes acerca de alguns temas da disciplina e do processo de aprendizagem por meio de entrevistas que tiveram como base um questionário baseado na escala Likert, que continha dezesseis itens, relacionados aos conteúdos específicos da disciplina e à sua aprendizagem. Como resultado, relacionado aos temas específicos, obteve-se respostas discrepantes em comparação com a literatura, como por exemplo, a interpretação da natureza da luz. Já no caso das respostas relacionadas à aprendizagem, os estudantes demonstraram certa noção dos fatores que dificultam a compreensão dos conteúdos da disciplina, como por exemplo, a ausência de uma base matemática sólida e o alto nível de abstração dos temas apresentados, além do próprio objetivo dos alunos durante a disciplina, que é atingir a média numérica necessária para a aprovação. Diante dos dados obtidos, nota-se a necessidade de discussões mais profundas acerca da elaboração e execução do currículo da disciplina, ou até mesmo da matriz curricular do curso, a fim de abrir espaço para discussões mais aprofundadas sobre a exposição da disciplina e dos processos avaliativos.

Presidente - 1167870 - ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1998602 - EVERSON THIAGO SANTOS GERONCIO DA SILVA
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA