ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PAUTADAS NA PBL PARA A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
argumentação, atividades experimentais, diagrama heurístico, ensino superior de química, PBL.
Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso metodológico no tratamento de conceitos teóricos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos, especialmente se permitem aos discentes relacionarem conhecimentos teóricos e metodológicos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas–Problem Based Learning (PBL) tem sido proposta na literatura como um meio para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos científicos. Tais características são de particular interesse para o desenvolvimento do presente trabalho, uma vez que situações dessa natureza podem favorecer a ocorrência de argumentação em aula, por propiciarem espaços para a interação comunicativa e o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos sujeitos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos desenvolver, aplicar e analisar atividades experimentais planejadas em conformidade com a PBL, com o intuito de promover a argumentação científica em ambientes de ensino de química no nível superior. Para tanto, utilizamos o diagrama heurístico proposto por Chamizo para a organização e registro das atividades experimentais, uma vez que podem auxiliar no desenvolvimento da compreensão conceitual e metodológica das atividades realizadas. Para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes, buscamos subsídios em tabela de pontuação proposta pelo mesmo autor. Na identificação e análise da estrutura dos argumentos produzidos utilizamos o modelo proposto por Toulmin e os níveis propostos por Erduran, Simon e Osborne para qualificar os argumentos. Os resultados evidenciaram as contribuições do diagrama, pois permitiu verificar aspectos concernentes à construção do conhecimento pelos alunos, bem como as dificuldades enfrentadas em sua elaboração, o que influenciou diretamente no desenvolvimento da argumentação científica. Na análise dos argumentos produzidos foram identificados dados fornecidos e empíricos, fundamentados com conhecimentos teóricos, sugerindo a interação entre os aspectos teóricos e metodológicos envolvidos nas atividades. As conclusões obtidas a partir da análise das percepções dos alunos indicaram que houve uma boa receptividade dos estudantes com relação à proposta de ensino. Os resultados nos permitem concluir que a proposta de atividades experimentais pautadas na PBL, aliadas ao uso do diagrama heurístico, revelou-se proveitosa para o ensino de química por meio da experimentação, bem como se mostrou potencialmente favorável à produção de argumentos pelos estudantes.