A educação devido a uma série de novos fatores tecnológicos e comportamentais vem passando por grandes mudanças nas últimas décadas, tais como a utilização de ferramentas que proporcionam a visualização e reprodução de modelos dinâmicos. Neste sentido, os softwares de simulação e as ferramentas de modelagem molecular no Ensino de Química, surgem com a finalidade de desenvolverem a compreensão conceitual e minimizarem o aprendizado mecânico dos estudantes. Com isso a presente pesquisa busca facilitar a compreensão de conceitos a partir dos conteúdos de Termodinâmica Química ministrados na disciplina de Físico-Química I para uma amostra de 14 estudantes, do 5º período, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. Para isso, foram produzidos e aplicados tutoriais que auxiliaram na utilização dos softwares de modelagem molecular nas aulas práticas de química computacional. A partir das análises dos questionários pode-se perceber que a utilização de tal ferramenta de ensino contribuiu para o aprofundamento do conhecimento em química, ajudou a estabelecer uma visão mais realística do mundo microscópico, minimizou as limitações matemáticas na resolução de cálculos termoquímicos e melhorou o interesse e a motivação dos estudantes pelo aprendizado. Desse modo foi possível mostrar a importância da utilização e aplicação dos softwares de modelagem molecular no ensino, abordar e esclarecer conceitos e problemas termodinâmicos, e verificar uma melhoria no desempenho dos estudantes.