A Química Quântica é a disciplina fundamental para a compreensão da química contemporânea em termos da estrutura eletrônica da matéria. Sem ela, não se explicam átomos, moléculas, sólidos cristalinos, reações químicas, espectroscopia, semicondutores e nanotecnologia. Por isso, trata-se de disciplina obrigatória em cursos de graduação em química, de forma geral. A disciplina apresenta um grande desafio para os educadores, uma vez que os conceitos envolvidos são bastante abstratos e dissociados do senso comum, e os estudantes em geral têm grande dificuldade no seu aprendizado. O presente trabalho tem por objetivo analisar a perspectiva de discentes do curso de licenciatura em Química em relação às dificuldades de aprendizagem da disciplina, relacionando os resultados com trabalhos presentes na literatura e com a IES em que é ofertada. Para tanto, realizou-se entrevistas com os discentes em que foram discutidos temas específicos da disciplina e do processo de aprendizagem, utilizando-se de um questionário baseado na escala Likert. Os resultados obtidos expõem dificuldades por parte dos alunos na compreensão de conceitos basilares da Química Quântica, que possuem relação com a dificuldade de compreensão dos formalismos matemáticos associados à disciplina, além da ausência de significado para os discentes dos conteúdos discutidos. Concluise que ao corrigir as falhas de construção do conhecimento matemático, aliado a outros fatores como a aplicação de outras metodologias de ensino e avaliação, bem como a formação continuada de professores, haja a possibilidade de mitigar os problemas associados à aprendizagem da Química Quântica.