Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDRA VITÓRIO VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDRA VITÓRIO VASCONCELOS
DATA: 25/07/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MULHERES IDOSAS E UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: questões de gênero, raça/etnia e classe na ocupação de espaços universitários
PALAVRAS-CHAVES: Estudos demográficos do Brasil. População idosa brasileira. Política Nacional do Idoso.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Os estudos demográficos do Brasil revelam que a população idosa brasileira vem crescendo com o passar do tempo e isso deve despertar o interesse do Estado em garantir a esse público as condições necessárias para bem viver em sociedade. Nesse sentido, políticas públicas são necessárias para que o público idoso seja atendido. Nesse contexto, a Política Nacional do Idoso e a Política pública de Educação formam um importante pilar para o estabelecimento das Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIs) enquanto extensão universitária que oferta serviços a essa população. Nota-se ainda que, ao observar a realidade do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), tem-se que a maior participação é de mulheres. Diante disso, este projeto se dedica a estudar o envelhecimento das mulheres idosas que fazem parte do PTIA a partir dos indicadores de gênero, classe e raça/etnia e como eles interferem na inserção delas na universidade. Desse modo, buscar-se-á compreender os seguintes questionamentos: quem são as idosas mobilizadas e que aderem a este serviço extensionista na UFPI? Qual o perfil destas mulheres idosas? Como as desigualdades de gênero marcam suas trajetórias de vida e a velhice? Qual as contribuições do PTIA/UFPI no processo de ressignificação da velhice? Nessa perspectiva, o objetivo geral deste projeto é analisar como os imbricamentos de classe, gênero e raça/etnia das mulheres idosas que frequentam o programa de extensão universitária para pessoas idosas, o PTIA/ UFPI determinam esta participação e a adesão às propostas de envelhecimento ativo e saudável. Por isso, planeja-se caracterizar o perfil das pessoas idosas que participaram do PTIA/UFPI; analisar como as desigualdades de gênero marcam a trajetória de vida e a velhice das mulheres idosas do PTIA/UFPI e investigar as contribuições que o programa trouxe à vida das participantes. Para tanto, esta pesquisa será desenvolvida com 15 mulheres idosas que participam do PTIA, selecionadas por meio do critério bola de neve. Suas identidades serão mantidas em sigilo, respeitando o padrão ético da pesquisa. Além disso, haverá um registro de inclusão das participantes de maneira sigilosa, contendo códigos e nomes fantasias para uso na análise de dados e os formulários do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido serão assinados pelas participantes. O método utilizado na pesquisa será o Materialismo Histórico-Dialético e ela será do tipo descritiva e explicativa. Além disso, utilizar-se-ão a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa empírica de campo. A abordagem será qualitativa e contará com a técnica de entrevista semiestruturada fundamentada em roteiro prévio de entrevista.

Interno - 2259811 - ROSILENE MARQUES SOBRINHO DE FRANÇA
Externo à Instituição - SALVEA DE OLIVEIRA CAMPELO E PAIVA - UFPE
Presidente - 1167645 - SOLANGE MARIA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 17:22