O estudo tem como tema “Ensino Fundamental nos Anos Iniciais na Escola Pública Municipal de Castelo: a perspectiva analítica do protagonista na atividade de ensino”. Neste contexto a pesquisa tem como objetivo analisar para compreender a perspectiva de análise do protagonista da atividade do trabalho no ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas municipais de Castelo do Piauí, sendo uma delas na modalidade de jornada escolar de tempo parcial e outra na modalidade de tempo integral. A proposta neste trabalho busca a perspectiva analítica de professores, sobretudo, das disciplinas de Português e Matemática no processo de ensino e aprendizagem de estudantes das duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir de uma abordagem qualitativa que privilegia as experiências vividas pelos professores nos Anos Iniciais.Diante do processo de ensino e aprendizagem, surge o problema de pesquisa: Quais são os desafios postos para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?De que forma ocorre o processo do ensino do Português e da Matemática, da Leitura e da Escrita nos Anos Iniciais e do Letramento Matemático na escola de tempo parcial e na escola de tempo integral? Como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Castelo do Piauí analisam os desafios no processo de ensino? Como a formação continuada e o apoio institucional incide no próprio ensino a desenvolver estratégias para enfrentar os desafios específicos encontrados no contexto, considerando o ensino significativo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Castelo do Piauí?A partir da discussão com a participação do gestor(a), coordenador(a) e os professores(as) do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, com base na Educação ofertada pelo município nas duas escolas como lócus de pesquisa, uma de tempo integral e outra de tempo parcial será utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas, que permite uma abordagem detalhada e analítica da perspectiva do protagonista da atividade de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.