A educação inclusiva vem ganhando espaço nos aspectos epistemológicos que viabilizam a
educação como direito de aprendizagem, dando a todos os alunos com deficiência as condições
de acesso e permanência na educação formal. Neste contexto, fomenta–se as definições legais
nos aspectos políticos garantidos por leis que determinam todos os direitos desse aluno na
escola. Mediante o exposto, delimitamos como objeto de estudo: discutir como as políticas de
formação continuada para professores das salas de regulares na perspectiva da educação
inclusiva com foco na educação especial, na educação infantil, têm contribuído para as práticas
pedagógicas de modo que haja o direito de aprendizagens por parte dos alunos com deficiências
que frequentam a rede municipal de ensino de Teresina, Piauí. Considerando o objeto proposto
para essa investigação, elencamos o seguinte problema de pesquisa: Têm as políticas de
formação continuada para professores de sala regulares implementadas em Teresina contribuído
para a educação inclusiva dos alunos e no avanço das práticas didático-pedagógicas no âmbito
da educação especial? O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas de formação
continuada para professores de salas regulares na ótica da educação inclusiva, destacando os
desafios, as complexidades e as possibilidades que descrevem os professores que atuam na
educação infantil na perspectiva da educação especial, visando às suas contribuições na
inclusão escolar dos estudantes concernente ao seu agir didático–pedagógico. Para dar
substância e consistência ao objetivo geral, foram definidos alguns objetivos específicos:
Identificar quais as políticas de formação continuada voltada para a educação especial
conhecida pelos docentes; descrever as políticas de formação continuada e suas contribuições
para a prática docente; citar as políticas de formação continuada de professores que são
desenvolvidas na rede municipal de Teresina (PI), com foco na educação inclusiva que os
professores conhecem; identificar e discutir as contribuições das políticas de formação
continuada de professores na prática pedagógica para a educação inclusiva na Educação
Especial; indagar como a formação continuada possibilita a construção de saberes para a prática
pedagógica de educação inclusiva na Educação Especial e elencar os desafios e as
complexidades relatados pelos professores que atuam na educação infantil no contexto da
educação especial. O percurso metodológico seguido a fim de conferir cientificidade ao
trabalho passou por duas fases. A primeira fase consistiu na revisão da literatura, constituído
por materiais nacionais, extraídos de artigos científicos e livros, como também pesquisas
documentais baseadas em fontes legislativas, dados do Censo-Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2024) e Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE, 2023). A segunda fase do estudo além do caráter descritivo, a
pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa, realizada através de uma pesquisa de
campo, nesse contexto, reporta-se as análises e discussões através de entrevistas
semiestruturadas, realizada com 20 professoras que atuam em sala de aula da educação infantil
no contexto da educação especial e seu agir pedagógico, reportando suas dificuldades e
desafios. No entanto, o problema que foi levantado na pesquisa, foi respondido, não de forma
positiva, ao analisar os problemas levantados pelas professoras, observou-se que as políticas de
formação continuada para professores de sala regulares implementadas em Teresina não têm
contribuído de forma satisfatória para a educação inclusiva, dificultando o avanço dos alunos
com deficiências e desafiando as professoras nas práticas didático-pedagógicas. Por tanto,
consistem no processo de inserção dos alunos e não de inclusão.