A educação superior brasileira é uma das esferas atingidas pelas medidas neoliberais noBrasil, implementadas segundo orientações de países imperialistas. Desse modo, várias
tendências circundam o campo educacional, dentre elas: o incentivo do Estado à iniciativa
privada, o subfinanciamento à educação superior pública, a flexibilização dos processos
formativos e o crescimento acelerado da oferta de cursos de graduação na modalidade de
Ensino à Distância (EAD). Esse contexto atravessa cada área profissional e região brasileira
de maneira particular e, no caso do Serviço Social no Piauí, influi tanto na construção
histórica, como na presente realidade da formação e do exercício profissional no estado. O
Piauí é o último estado do Nordeste a fundar seu primeiro curso de Serviço Social, o que
acontece em 1976, logo após ser implantada a Fundação Universidade Federal do Piauí
(FUFPI). No ano de 2024, esse permanece sendo o único em uma instituição pública no
estado, o qual somado ao curso existente no interior do Piauí, em uma instituição privada de
ensino, corresponde aos únicos cursos de Serviço Social presenciais, existentes na atualidade,
em todo território piauiense. Assim, o estudo em tela tem como objetivo geral: analisar as
concepções de formação acadêmico-profissional nos cursos de graduação em Serviço Social
presenciais no Piauí, em funcionamento em 2024, à luz das Diretrizes Curriculares da
ABEPSS de 1996 e os projetos de educação, profissão e sociedade em disputa. É uma
pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada de maneira
presencial nas duas instituições investigadas, e tem como método o materialismo histórico-
dialético, com base em Marx e Engels. Assim, foi possível observar contextos e concepções
distintas de formação profissional no cenário piauiense, o que se relaciona com a realidade da
cada local, natureza da instituição, condições objetivas de trabalho docente, recursos
institucionais disponíveis e perspectiva assumida por cada curso, próxima ou deslocada das
Diretrizes Curriculares da ABEPSS. O curso da universidade federal se apresenta consolidado
no Piauí, realiza ensino, pesquisa e extensão de forma transversal, ainda que com alguns
limites; possui um processo formativo com profunda densidade teórico-crítica, a partir da
adoção da teoria social crítica; e incita a organização política de estudantes e docentes, com o
Movimento Estudantil como um espaço potente de formação. Já no curso denominado de
“Guaribas”, em uma instituição privada do interior do estado, notou-se que se realiza a
formação que é possível, considerando os limites da realidade institucional e da localidade. O
processo formativo acontece com ênfase no ensino, sem condições concretas para realizar
pesquisa e extensão; e busca-se a adoção da teoria social crítica, ainda que com fragilidades.
Nesse contexto, observou-se uma disputa mais acirrada no que diz respeito a projetos
societários, de educação e formação profissional, de modo que as docentes se inserem nessa
dinâmica e tentam atuar em direção contrária à lógica do modo de produção capitalista. O que
tem se desenhado no estado é o declínio dos cursos de Serviço Social presenciais, em
detrimento da crescente oferta de cursos na modalidade EAD. Isso leva à precarização da
formação e do exercício profissional, em um cenário que se intensifica a espoliação da classe
trabalhadora pelo capital e se recrudesce o conservadorismo. Faz-se necessário compreender o
contexto piauiense e fortalecer os âmbitos de organização política da categoria, a fim de que
não se perca a direção por uma educação de qualidade, socialmente referenciada e
emancipatória.