Um dos principais desafios do século XXI é pensar e construir projetos “outros” de sociedades pautados na superação de modelos hegemônicos reprodutores de desigualdades sociais e epistêmicas, que se sobrepõe a diversidade de saberes e fomentam processos de exclusão. A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí – UFPI, dialoga ou se propõe dialogar sobre o encontro e diálogo entre Ciências Sociais e Saberes Tradicionais. Os objetivos específicos da pesquisa foram: examinar o discurso e posicionalidade do Projeto Pedagógico do curso de graduação em ciências sociais da UFPI; mapear disciplinas, ementas, eventos, grupos de pesquisas, textos, livros e ou/ artigos das disciplinas e verificar suas proximidades com o debate de diversidades de saberes e modos de vidas; apontar marcadores de relações de poder no currículo de Licenciatura em Ciências Sociais UFPI e por fim, identificar no discurso dos discentes e egressos se o curso cumpriu com os princípios curriculares propostos no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e planos de disciplinas, bem como um novo olhar sobre a diversidade de conhecimentos humanos e o diálogo entre as várias correntes teóricas que formam o curso. A pesquisa deu-se através de entrevistas dialogadas pela plataforma Google Meet com estudantes egressos e estudantes regulamente matriculados, análise de documentos, como o Projeto Pedagógico de Curso – PPC de 2019, da Licenciatura em Ciências Sociais – UFPI, mapeamento de disciplinas do curso, eventos de extensão e pesquisas, além da observação-participante na disciplina de Antropologia e Educação, através da experiencia do estágio docente supervisionado do mestrado. No total, foram 8 (oito) interlocutores (as), sendo 4 (quatro) egressos e 4 (quatro) discentes com matrículas ativas. A análise de dados foi um dos momentos cruciais para pesquisa, visto que, nesse momento os dados ganharam significados e não são apenas dados produzidos, mas questionamentos, fonte de renovação pois revelaram inquietações caras, ao processo de produção do conhecimento e as relações dos discentes com o currículo de 2019, por meio do ensino, pesquisa e extensão.