Análise das Decisões Políticas do Eleitor Sob a Ótica da Percepção Econômica na América Latina
Voto Econômico; Percepção Econômica; Intenção de Voto; América Latina.
A decisão do voto é resultante de diversos elementos condicionantes que são originados pelo comportamento eleitoral construídos no decorrer da vida do eleitor, como grupo social a que pertencem, interesse pessoal, identificação partidária, ideologia, religião, sistema de valores, avaliação dos candidatos e dos governos, das características pessoais dos políticos, mídia e, mais recentemente, as emoções etc. A economia, também, constitui um fator influenciador nas decisões de voto dos eleitores. A influência da economia sobre o comportamento político tem se tornado ao longo das últimas décadas um dos grandes campos de estudo da Ciência Política. Desde o início dos anos 1970, pesquisadores têm desenvolvido teorias e modelos para explicar por que os cidadãos aprovam ou desaprovam os governantes e/ou os partidos no poder, considerando o estado da economia. A Teoria do Voto Econômico ou, simplesmente, a relação entre economia e voto, desenvolveu-se pioneiramente nos países de democracia avançada, sendo principalmente concentradas nos Estados Unidos e em países europeus. Nos países latino-americanos esses estudos ainda são poucos. Na literatura do Voto Econômico o que prevalece é que os eleitores tendem a punir ou recompensar, através do voto, seus governantes de acordo com o estado da economia. Baseado no que foi exposto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção que os eleitores latino-americanos têm sobre a economia ao decidir seu voto. Para assim, responder a seguinte questão de pesquisa: existe influência da percepção econômica dos indivíduos sobre as eleições presidenciais dos candidatos incumbentes na América Latina? Baseado nos estudos de Weyland (1998, 2003), Lewis-Beck & Stegmaier (2008) e Lewis-Beck & Ratto (2013), a pesquisa partirá da hipótese de que as decisões políticas dos eleitores latino-americanos são influenciadas por uma visão sociotrópica retrospectiva, isto é, ao votar, os eleitores levam em consideração o desempenho da economia nacional no passado. A metodologia utilizada será quantitativa com o uso de técnicas estatísticas em dados referentes à intenção de voto e percepção econômica retirados da base de dados Latinobarômetro 1995-2013.