No mundo globalizado percebemos que as relações sociais e econômicas são dinâ-micas, sempre proporcionando novas formas de perceber e participar do processo de construção da sociedade. Desta forma, a Educação tem um papel importante nesta dinâmica, que deve sempre, como transmissora da herança cultural, está em consonância com a Formação Profissional. Assim, A vida economicamente ativa é um fator primordial para o desenvolvimento do bem estar social e da sociedade. Lo-go, o emprego sem carteira assinada não contribui de forma efetiva para a dignidade humana e muito menos para a expansão econômica da nação. Assim, a presente dissertação tem como objeto A Educação Profissional e Perspectivas de Emprego: uma análise comparativa dos programas de Educação Profissional do IFPI e do SE-NAC de 2014 a 2018. Desta forma, o problema investigado é: A Formação Profissio-nal, através dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno-logia do Piauí - IFPI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, contribuiu para a empregabilidade dos egressos com vistas a sua alocação no mer-cado de trabalho formal? Desta forma, o objetivo desta dissertação é Analisar o de-sempenho da Formação Profissional, dos cursos técnicos ofertados pelo IFPI e SE-NAC, numa perspectiva comparada, tomando por base a ocupação empregatícia dos egressos destas instituições na população economicamente ativa. A pesquisa foi de cunho quali-quantitativa, com enfoque na pesquisa documental e de Campo. Para a coleta de dados utilizou-se como suporte os Bancos de dados do IFPI (: SIE-E Serviço de Integração, Estágio, Egresso e Emprego 2018 e do SENAC Banco de Oportunida-des) tendo como foco o emprego formal. A análise de dados foi realizada alicerçada na Análise de Conteúdo de Bardin(2011) e na Estatística Descritiva de Agresti (2012). A mesma foi Fundamentada em Marshall (1967), Manfredi (2002), Nunes (2010), Rua (1997), Marques (2013), Ribeiro (2014) e Bizberg (2014).