Banca de DEFESA: AMANDA FONSECA COSTA ASSUNÇÃO

DISCENTE: AMANDA FONSECA COSTA ASSUNÇÃO
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Departamento de Morfologia. Sala 186. Ao lado do Protocolo Geral da UFPI
TÍTULO: POTENCIAL DE CICATRIZAÇÃO DO ÓLEO DE VELAME Croton heliotropiifolius Kunth EM FERIDAS CUTÂNEAS INDUZIDAS EM RATOS WISTAR
PALAVRAS-CHAVES: Óleo essencial; Pele; Plantas medicinais; Fitoterapia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

RESUMO

Introdução: Os óleos essenciais são de fácil acesso e aplicabilidade, características que podem proporcionar um cuidado diferenciado frente à complexidade do processo de cicatrização de feridas. A espécie Croton heliotropiifolius Kunth (Euphorbiaceae), também conhecida popularmente como Velame, Velande ou Velame-da-caatinga, é endêmica na região Nordeste do Brasil e, assim, utilizada pela comunidade para tratar inflamações com febre e auxiliar no tratamento de diabetes. Nessa circunstância, é possível verificar a atividade reparadora dessa substância a partir do modelo experimental com animais. Logo, diante de tantos benefícios apresentados, seria uma opção terapêutica de baixo custo para o tratamento de feridas, com perspectiva de uso clínico em humanos. Objetivo: Avaliar o efeito do óleo essencial das folhas de C. heliotropiifolius Kunth. no processo de cicatrização de feridas em ratos. Métodos: Pesquisa de natureza experimental, com abordagem quanti-qualitativa do ponto de vista dos seus objetivos. As folhas de C. heliotropiifolius Kunth. foram coletadas na localidade Cachoeira da Serragem, município de Buriti dos Lopes-Piauí. Para este estudo foram utilizados quarenta e cinco ratos machos Rattus norvegicus, variedade Wistar, com peso variando entre 250g a 300g. Estes foram divididos em três grupos experimentais (n = 15 por grupo) da seguinte forma: grupo I: controle negativo (ferida não tratada); grupo II: AGE (ferida tratada com pomada de Ácidos Graxos Essenciais - AGE); grupo III: Croton 10% (ferida tratada com óleo essencial à base de Croton heliotropiifolius Kunth a 10%). Cada grupo (I, II, III) foi dividido em três subgrupos de 5 animais de acordo com o período de avaliação (7, 14 e 21 dias de pós-operatório). Resultados: Macroscopicamente, as feridas apresentaram pouca ou nenhuma hiperemia e edema, bem como nenhum sangramento em todos os animais durante o experimento. Todos os grupos apresentaram camada de fibrinoleucócitos. Em relação à análise histológica, o grupo tratado com óleo de C. heliotropiifolius Kunth apresentou ótima evolução cicatricial e as quatro fases do processo de cicatrização foram bem definidas após 21 dias de evolução da lesão. Nesse sentido, a medida da regressão da ferida pode contribuir na avaliação da cicatrização, que ocorre quando as bordas de uma ferida de espessura total se aproximam do centro para fechar a lesão. Considerações Finais: o tratamento com óleo de Croton indicou efeito promissor no processo de reparo de feridas cutâneas induzidas cirurgicamente em ratos.

Presidente - 2572995 - AIRTON MENDES CONDE JUNIOR
Externo ao Programa - 3574104 - KARINN DE ARAUJO SOARES BASTOS
Externo ao Programa - 2899164 - MAIRA SOARES FERRAZ
Externo à Instituição - SANDRA MARINA GONÇALVES BEZERRA - UESPI