Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 02/09/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE WEBSITE COM CASOS CLÍNICOS SIMULADOS PARA ENFERMAGEM SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Educacional; Educação em enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Treinamento por simulação; Estomia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: A prevalência mundial de pessoas com estomias pode chegar a 0,1% da população global. No Brasil, dados estatísticos precisos são escassos, mas estima-se que em 2018 havia cerca de 207.000 pessoas vivendo com estomias. A enfermagem desempenha papel crucial no cuidado às pessoas com estomias, desde a assistência perioperatória até o suporte emocional e educação em saúde. No entanto, a falta de enfermeiros especializados em estomaterapia pode comprometer a qualidade do cuidado, evidenciando a necessidade de capacitação adequada sobre estomas intestinais de eliminação durante a formação acadêmica. As metodologias tradicionais de ensino não incentivam a formação crítica e reflexiva necessária para a prática profissional. O desenvolvimento e validação de um website apoiado por metodologia ativa de ensino com casos clínicos simulados pode ser uma estratégia promissora para o ensino de enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação alinhada com as demandas contemporâneas e o uso crescente de tecnologias digitais na educação. OBJETIVO: Desenvolver e buscar evidências de validade de um website com casos clínicos simulados para o ensino de estudantes de enfermagem sobre os cuidados às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação. METODOLOGIA: Esta pesquisa faz parte do macroprojeto intitulado: “Avaliação por graduandos de enfermagem de objeto virtual de aprendizagem móvel sobre estomia intestinal de eliminação” aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), segundo o nº CAAE: 56668522.6.0000.5214. Trata-se de estudo metodológico que será realizado em sete etapas: Etapa 1: Identificação das necessidades de aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre as recomendações de cuidados às pessoas adultas com estomias intestinais de eliminação (realizada no mestrado); Etapa 2: Elaboração do conteúdo do storyboard e busca de evidências de validade de conteúdo com experts em estomias intestinais de eliminação (realizada no mestrado); Etapa 3: Esquematização dos casos clínicos simulados (Previsão de realização: março a dezembro de 2024); Etapa 4: Mapeamento das tecnologias educacionais utilizadas para o ensino de enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação (Previsão de realização: março a dezembro de 2024); Etapa 5: Construção do protótipo e versão final do website (Previsão de realização: janeiro a março de 2025); Etapa 6: Busca de evidências de validade de aparência com experts em desenvolvimento de website (Previsão de realização: abril a junho de 2025); Etapa 7: Busca de evidências de validade de aparência e avaliação da usabilidade do website pelo público-alvo (Previsão de realização: julho a outubro de 2025).

Externo ao Programa - 2499589 - CHRYSTIANY PLÁCIDO DE BRITO VIEIRA
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1842466 - FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES