Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDA SANTOS FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDA SANTOS FREITAS
DATA: 10/07/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: VIOLÊNCIA LABORAL E SUAS REPERCUSSÕES PSICOEMOCIONAIS ENTRE TRABALHADORES DA SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do trabalhador; Violência; Saúde Mental; Trabalhador da saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A violência representa um grave problema no campo da saúde pública, uma vez que tal fenômeno é marcado por grandes desafios quanto ao seu enfrentamento. Os trabalhadores da saúde estão vulneráveis às repercussões da violência, que produz manifestações psicossomáticas, psicopatológicas ou comportamentais, que podem interferir na capacidade de exercer suas atividades, além de afetar a sua qualidade de vida. Objetivo: Analisar a violência laboral e suas repercussões psicoemocionais entre trabalhadores da saúde. Método: Trata-se de um estudo de método misto sequencial explanatório. A população será composta por trabalhadores da saúde do Hospital Regional de Ceilândia, localizado em Brasília, Distrito Federal. Serão incluídos na primeira etapa, de abordagem quantitativa, trabalhadores da área da saúde atuantes no hospital há no mínimo 12 meses, por ser o tempo requerido pelo protocolo de pesquisa para o Survey Questionnaire: Workplace Violence in the Health Sector. Na segunda etapa, de abordagem qualitativa, serão incluídos os trabalhadores da saúde que tenham sofrido algum episódio de violência no último ano e danos à saúde mental, detectados mediante resultado positivo a pelo menos um dos instrumentos. Em relação aos transtornos psíquicos menores, será selecionado o participante com escore > 7 no SRQ-20, quanto a síndrome de burnout se incluirá indivíduos que apresentem alto nível no MBI. Para as duas etapas, os critérios de exclusão serão: trabalhadores afastados de suas atividades laborais por qualquer motivo durante o período de coleta de dados, além de estagiários, residentes ou estudantes. A coleta de dados será realizada nas dependências da instituição hospitalar, em locais e horários de disponibilidade dos trabalhadores, sem que haja prejuízo de suas atividades laborais. Na primeira etapa será aplicado quatro instrumentos: questionário adaptado para obtenção das informações sociodemográficas e laborais; Survey Questionnaire: Workplace Violence in the Health Sector; o Self-Report Questionaire que rastreia Transtornos Psíquicos Menores; e o burnout será avaliado por meio do Maslach Inventory Burnout. Na segunda etapa, será aplicado um roteiro de entrevista. Os dados quantitativos serão processados no Statistical Package for the Social Sciences. As correlações com a exposição a diferentes tipos de violência que o indivíduo sofreu no último ano, serão analisadas por meio dos testes de Spearmann e Kruskal-Wallis. Diante dos resultados obtidos através da aplicação das escalas MBI e SRQ-20, serão criados grupos dicotômicos. Deste modo, as associações entre os grupos serão verificadas por meio do teste Qui-quadrado. As diferenças entre as médias serão analisadas por meio do Teste t de Student e teste U de Mann-Witney. A análise dos discursos será realizada pela pesquisadora, a partir do tratamento realizado pelo software Interface de R Pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, efetuando a categorização dos dados por unidades de significado, segundo o referencial da análise de conteúdo de Bardin e sustentados no referencial teórico do cotidiano de Michel de Certeau. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, para fins de obtenção da aprovação para a realização do estudo, conforme prevê a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Interno - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Externo à Instituição - ISABEL MARIA RODRIGUES CRAVEIRO - UNL
Externo ao Programa - 007.910.532-70 - JEFFERSON ABRAÃO CAETANO LIRA - UFPI