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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA SOUSA DA SILVA
DATA: 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Mestrado, Híbrida
TÍTULO: Nas trilhas de Otaku: História, Cultura e Mídias Japonesas no Brasil (2000-2015)
PALAVRAS-CHAVES: História. Cultura. Mídias japonesas. Otakus.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

O presente estudo tem o objetivo principal de compreender como as mídias e a cultura japonesas foram disseminadas no contexto histórico, social e cultural brasileiro, no interstício temporal entre os anos 2000 e 2015, período em que se tem maior frequência de animações japonesas nas mídias televisivas, sobretudo de sinal aberto. Com ajuda das animações japonesas (os animes) outras mídias, como os mangás, se popularizaram no Ocidente e chegaram no Brasil ainda na década de 1990, ganhando maior destaque no início do século XXI. Uma geração depois, nos anos 2000, essas mídias se tornaram cada vez mais presentes culturalmente. Os jovens foram o público leitor/consumidor mais atingido por essa cultura formadora de novas subjetividaes e identidades, devido a esses produtos serem direcionados, em larga meidda, àquele público. O Brasil, resguardando as devidas especificidades, não é diferente dos outros países do Ocidente, visto que esse fenômeno também se faz presente no país. Os eventos, as comidas, o consumo dos mangás, animes e até a moda são prova disso. Metodologicamente, o estudo centra suas análises nas mídias japonesas: mangás, animes, culinária, moda, música, bem como nos eventos que reúnem os admiradores da cultura japonesa. Todas essas mídas serão utilizadas como fonte, juntamente com artigos de revistas especializadas e alguns dados estatísticos. O arcabouço teórico-metodológico está alicerçado em alguns autores que elucidaram este trabalho, tais como Zygmunt Bauman e seus conceitos de globalização e sociedade de consumo; Homi Bhaba e as identidades; Roger Chartier (2002; 1990), para analisar os mangás na perspectiva da produção, consumo, leitura e leituras, além das representações das culturas japonesa e brasileira; Michel de Certeau (1995), para pensar as aproximações e pluralidades culturais; Paul Gravett (2006) para analisar as mídias japonesas no contexto ocidental; Cristiane Sato (2007) e a cultura japonesa no Brasil- Japop; Patrick Charaudeau (2006), para problematizar as diferentes mídias e os discursos em disputa; e a dissertação da Marcela Maria da Silva Leite (2017) com o conceito de “transculturalidade”. O estudo considerou, de forma preliminar, que é possível pensar a história da juventude no início do século XXI, tomando como ponto de partida as intersecções entre as culturas japonesa e brasileira, a partir das mídias japonesas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2061327 - FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
Interno - 677.989.933-04 - JOSEANNE ZINGLEARA SOARES MARINHO - UESPI
Presidente - 877.646.793-72 - PEDRO PIO FONTINELES FILHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 19:04
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