A presente pesquisa trata da modalidade no processo de construção de sentido em enunciados de artigo de opinião sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Temos, como objetivo principal, analisar as marcas de valores modais e estratégias de modalização em enunciados de artigos de opinião de um jornal da cidade de Teresina-PI. Além disso, pretendemos observar de que maneira o sujeito enunciador se manifesta a partir da construção de valores modais em textos de opinião. Esta pesquisa ancora-se teórico-metodologicamente nos pressupostos da T.O.P.E, de Antoine Culioli (1971) e dialoga com pesquisas desenvolvidas por Campos (1998), Valentim (2005) e Neves (2006). Reconhecemos que os textos jornalísticos constituem um terreno fértil para pesquisar como os valores modais podem ser construídos e como os sujeitos se relacionam, no intuito de convencer, argumentar, persuadir, atingir o pensamento do outro ao marcar distanciamento ou aproximação acerca do que é dito na construção do enunciado. O sujeito, assim, ao se utilizar da língua também se utiliza da categoria da modalidade. É por meio dessa estratégia linguística que o sujeito marca sua presença em relação ao que é dito. Nesse sentido, um estudo sobre as modalidades nos artigos de opinião do jornalismo atual nos conduz ao desenvolvimento do tema partindo das seguintes indagações: Como se configura a categoria da modalidade no processo de construção do sentido nos enunciados? De que forma o sujeito se manifesta a partir das marcas e valores construídos pela categoria de modalidade? De que maneira as modalidades contribuem para os textos de opinião?