INTRODUÇÃO: Os mercados públicos são ambientes culturais ainda pouco explorados no que
diz respeito à culinária, às preparações servidas e às práticas alimentares dos comensais que os
frequentam. Nesse contexto, o estudo dos determinantes da escolha alimentar permite maior
conhecimento a respeito dos principais fatores que direcionam a conduta alimentar em tais locais.
OBJETIVO: Analisar os determinantes associados à escolha alimentar por parte de indivíduos que
frequentam os restaurantes do mercado público da Piçarra. METODOLOGIA: Pesquisa de natureza
transversal, constituída por 198 adultos, de ambos os sexos, maiores de 19 anos de idade e
comensal habitual no mercado público da Piçarra. As variáveis investigadas foram: sexo, idade,
etnia, estado civil, escolaridade, renda familiar, profissão e procedência. As informações de saúde
levantadas foram o diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis, sobre prática de atividade
física, ingestão de bebidas alcóolicas, uso do tabaco e autopercepção sobre saúde. Os determinantes
da escolha alimentar foram avaliados pelo Food Choice Questionnaire com ênfase no alimento e
no indivíduo. RESULTADOS: A maioria das pessoas abordadas era do sexo masculino, com idade
entre 30 e 39 anos, identificados como pardos, em convívio com companheiro, com ensino
superior completo, renda mensal inferior a dois salários mínimos, residentes em Teresina. A
maioria não apresentava doenças, praticava atividade física, não fumava, avaliou a sua saúde
como boa, frequentava o mercado raramente e fazia refeições no mesmo restaurante, com
companhia. O almoço era a principal refeição realizada e a panelada a preparação mais servida. O
sabor dos alimentos foi o atributo mais valorizado. O preço, a qualidade das preparações, os
aspectos higiênicos e os restaurantes foram avaliados como bons. Quanto aos determinantes da
escolha alimentar, o apelo sensorial, o preço e a saúde foram considerados os mais importantes.
CONCLUSÃO: O mercado público da Piçarra constitui-se em um espaço dotado de simbolismo e
replicador da cultura local, fornece à população produtos e pratos típicos da região de valoração
pelos comensais. Além disso, favorece socialização e comensalidade entre os usuários do serviço
de alimentação, que dentre diversos atributos são atraídos principalmente pelo sabor das
preparações servidas, pela praticidade em encontrar o alimento pronto para o consumo e pelo
baixo custo das refeições.