Banca de DEFESA: JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA RUFINO

DISCENTE: JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA RUFINO
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Sala de Seminários - PPGMAT
TÍTULO: A subgradient method with non-monotone line search for Lipschitz convex functions
PALAVRAS-CHAVES: Método do gradiente; método do subgradiente; método do subgradiente não-monótono; função convexa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada

Neste trabalho, estudamos resultados de convergência dos métodos clássicos do gradiente e do subgradiente, além de uma variação do método subgradiente com busca linear não monótona para funções convexas Lipschitz. O método do gradiente é um método de descida e os tamanhos de passo são escolhidos de forma exata e inexata com busca linear. O método subgradiente não é necessariamente um método de descida e os tamanhos de passo estudados são pré-fixados, não sendo escolhidos via busca linear. Assim, também estudamos um método subgradiente com busca linear não monótona que, apesar de não ser um método de descida, o possível aumento nos valores da função é controlado e os tamanhos de passo são escolhidos de forma adaptativa. Apresentamos ilustrações numéricas comparando a eficácia dos métodos.

Presidente - 2801433 - JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Externo à Instituição - FELIPE IGNACIO LARA OBREQUE - UTA
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 15:30