Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SARAH TERESA LIMA VERDE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SARAH TERESA LIMA VERDE MOURA
DATA: 21/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: EFEITO DO HIDROGEL A BASE DE XILOGLUCANO E LAPONITA NO MODELO DE PERIODONTITE INDUZIDA POR LIGADURA EM CAMUDONGO.
PALAVRAS-CHAVES: PERIODONTITE, REABSORÇÃO ÓSSEA; LAPONITA; HIDROGEL; NANOCOMPÓSITO E XILOGLUCANO
PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

RESUMO: Os hidrogéis injetáveis se assemelham à estrutura de matrizes extracelulares. É uma terapia promissora que pode ser aplicada em áreas-alvo de maneira minimamente invasivas. Suas propriedades como biocompatibilidade, flexibilidade e responsividade ao ambiente oral, os tornam essenciais para tratar condições dentárias como periodontite (PE). Avaliar o efeito do hidrogel à base de xiloglucano (XG) e laponita (LAP) na periodontite experimental em camundongos. O hidrogel será produzido com uma concentração de 6% de XG e 6% de LAP. Serão caracterizadas por difração de raios X (XRD), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e microestrutura. Para analisar a viscosidade dos hidrogéis, será realizado um teste de injetabilidade. No estudo in vivo, a PE foi induzida pela colocação de uma ligadura de algodão (4-0) ao redor da área cervical dos primeiros molares inferiores em animais anestesiados. Serão utilizados 60 animais, divididos em cinco grupos: animais submetidos a nenhum procedimento ou tratamento (Naive), animais induzidos à periodontite (PE), e mais três grupos de animais que foram submetidos à PE e tratados com hidrogel à base de (XG), (LAP) e (XG/LAP).  A administração do hidrogel será realizada na fase de indução da PE. As mandíbulas serão removidas para análises da perda óssea alveolar, análise histológica e histomorfométrica, análise de colágeno, dosagem de IL-1 e TNF, e amostras sanguíneas serão coletadas para análise sérica da fosfatase alcalina óssea (FAO).  A análise      estatística (P<0,05) será realizada por Análise de Variância (ANOVA), seguido pelo teste de comparações de Tukey.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423674 - ANA CRISTINA VASCONCELOS FIALHO
Interno - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Presidente - 1022514 - FATIMA REGINA NUNES DE SOUSA
Externo à Instituição - 841.***.***-87 - HELLÍADA VASCONCELOS CHAVES - UFC
Notícia cadastrada em: 15/01/2025 08:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/04/2025 05:53