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Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DE SOUSA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO PEREIRA DE SOUSA ANDRADE
DATA: 28/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: CCHL/SALA DE VÍDEO II
TÍTULO:

 

A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS BASES CONCEITUAIS HUMANISTAS NO ESTUDO DO LUGAR


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de geografia. Educação geográfica. Geografia humanista.


PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

RESUMO

A opção pela pesquisa em tela emergiu de uma longa experiência como professora da disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escola da rede privada de Teresina, como também da necessidade de aperfeiçoar conhecimento, no tocante a conteúdos e metodologias específicas da Geografia, especialmente a busca por aprofundamento e atualização conceitual. Nesse sentido, este trabalho consiste no estudo do conceito de lugar, conceito-chave da Geografia, diretamente relacionado ao espaço concreto de vivência das crianças iniciantes no raciocínio espacial. Acredita-se que, a partir da compreensão das primeiras noções sobre o espaço, elas poderão desenvolver com eficácia o senso de lugar e de entender melhor outras dimensões da análise geográfica no transcurso de sua trajetória escolar, sendo capazes de articular muitas escalas de abordagem da realidade. Assim, investigou-se o desenvolvimento de uma proposta de ensino desse conceito na perspectiva humanista de matriz fenomenológica, envolvendo professores de Geografia do segundo ao quinto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Teresina, valendo-se de atividades que articulam afetividade, interesse e aperfeiçoamento de faculdades cognitivas. A opção metodológica para a realização da pesquisa foi a Pesquisa-ação de inspiração hermenêutico/fenomenológica – ou prático/colaborativa – por seu potencial formativo, ao procurar compreender e interpretar os fenômenos relacionados ao processo de ensino realizado no trabalho docente. Buscou-se para tanto sustentação teórica em Martins (1992), Bicudo (2011), Holzer (1992) e Triviños (2009). Na Pesquisa-ação, procura-se aproximar sujeito e objeto, assumindo a colaboração como essencial ao processo de intervenção para descobrir os sentidos da realidade. Para compor a base teórica da pesquisa, foram realizados estudos sobre o conceito de lugar na Geografia e sobre seu ensino, especialmente na vertente humanista, partindo de autores expressivos da área, tais como: Straforini (2011), Cavalcanti (2011), Callai (1998), Tuan (1983), Kaercher (2014), Buttimer (1982) e Lowenthal (1985), Carlo (1996) e Santos (2001). Outra vertente teórica convergente ao objeto de pesquisa diz respeito aos trabalhos de alguns clássicos do pensamento fenomenológico e hermenêutico, como, por exemplo, Merleau Ponty, Gadamer e Paul Ricouer. Na análise preliminar, identificou-se que a concepção de lugar articulada pelas professoras é aproximativa da perspectiva de entendimento do espaço como localização, tributária de uma concepção absoluta, localista e objetiva dessa categoria. Os encontros colaborativos foram problematizados à luz de referencial teórico atual, discutindo-se o Lugar pelo prisma fenomenológico na Geografia, elaborando-se a partir daí uma série de atividades metodológicas desenvolvidas com os professores e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, descritas no âmbito deste trabalho. Por fim, espera-se que a pesquisa constitua importante contribuição para a Geografia Escolar nas séries iniciais, especialmente para o entendimento das etapas de alfabetização geográfica dos alunos ao desenvolverem a leiturização do espaço vivido durante o seu processo de formação para a cidadania.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Externo ao Programa - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Notícia cadastrada em: 26/08/2015 10:47
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