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Banca de DEFESA: WERTON FRANCISCO RIOS DA COSTA SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WERTON FRANCISCO RIOS DA COSTA SOBRINHO
DATA: 27/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: ABORDAGENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio Cultural. Livro Didático. Ensino de Geografia. Análise de Imagens.
PÁGINAS: 243
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

O objeto de estudo da presente proposta de pesquisa compreende as abordagens do Patrimônio Cultural em livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. A investigação foi estruturada com o objetivo geral de analisar como o patrimônio cultural é abordado em livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental. Por objetivos específicos, identificar como o patrimônio cultural é abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e do Estado do Piauí para o ensino de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental; caracterizar como o patrimônio cultural é abordado em livros didáticos de Geografia utilizados no 3º ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais em Teresina/PI; verificar em que medida os discursos imagéticos inscritos nos livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental estabelecem uma apreensão do patrimônio cultural enquanto fenômeno espacial produtor de diferenças sociais. Às contribuições teóricas e metodológicas que sustentam essa pesquisa são as seguintes: no campo da Geografia os trabalhos de Corrêa (1995, 2000, 2003, 2005, 2007), Nigro (1999, 2003 e 2010), Paes-lucchiari (2003, 2009 e 2010), Ribeiro (1988 e 2005), Claval (2001), no Patrimônio Cultural a produção de Meneses (2003, 2006 e 2012), Arantes (1987 e 2006), Chuva (2012), Jeudy (1990; 2005), na Educação Patrimonial, Scifone (2012), Grunberg (2000, 2007), Viana (2009), Liberalesso (2013); na questão do livro didático Azevedo (2013), Tonini (2014), Kaercher (2017); para a temática da imagem no livro didático recorremos a Tonini (2003; 2013; 2014), Oliveira Jr (2009), Calado (1994), Souza (2014); para o uso de imagens no ensino e sua análise, Joly (1996), Sardelich (2006), Vicente (2000), Gomes e Ribeiro (2013). A pesquisa é qualitativa, congregando as abordagens metodológicas da análise de imagens proposta por Joly (1996) e Rose (2001), bem como a análise de discurso na linha francesa abordada por Orlandi (2001). Para a operacionalização deste trabalho, optamos por uma pesquisa de abordagem bibliográfica e documental. A pesquisa documental apoiou-se na leitura de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as Diretrizes Curriculares do Estado do Piauí para o ensino de Geografia e na análise de duas coleções de livros didáticos de Geografia do ensino fundamental do 6º e 7º ano, adotados pelas escolas públicas da rede estadual de ensino subordinadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), recomendadas e bem avaliadas pelo PNLD, triênio 2017-2019, do ensino fundamental, séries finais. A pesquisa concluiu que ainda predomina no livro didático de geografia uma visão historicista ou tradicional do patrimônio cultural circunscrita à lógica da monumentalidade, o que reforça o discurso em torno de regimes de verdade que enaltecem a memória da classe dominante em detrimento do patrimônio sociocultural das minorias. Recomenda que, nos processos de escolha do livro didático, os professores tenham uma atenção com o papel da linguagem visual enquanto produtora de sentidos, primando por uma visão integradora do patrimônio cultural, pois as imagens no livro didático podem ser instrumentos produtores de diferenças sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 000.791.593-46 - FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA - UFPI
Externo à Instituição - LIÉGE DE SOUZA MOURA - UESPI
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 10/07/2018 18:46
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