A ocupação dos territórios no litoral piauiense evidencia-se a partir da apropriação do espaço, visto a dinamicidade das atividades econômicas, com destaque para o setor turístico. Diante disso, os governos em suas diversas escalas, necessitam de mecanismos, que os auxiliem no processo de tomada de decisões. Para tanto, este estudo utiliza o Geomarketing enquanto ferramenta de gestão de estudos ambientais, urbanos e turísticos, referentes aos processos de zoneamento e ordenação do espaço. Assim, definiu-se, enquanto objetivo geral analisar o uso do geomarketing no estudo das transformações socioespaciais e turísticas no período compreendido entre 2000 e 2020 no município de Parnaíba-Piauí, ao destacar as particularidades ambientais, o processo de expansão urbana, as políticas públicas voltadas para o meio ambiente e ordenamento territorial, além de propostas de roteiros turísticos. Objetivos específicos: Investigar o contexto têmporo-espacial na área de estudo nos últimos 20 anos; Especificar os planos de ações das políticas públicas e privadas utilizados no (re) ordenamento territorial; Categorizar as particularidades físicas e humanas do município por meio do Geomarketing e Propor roteiros turísticos para o município de Parnaíba com base nas análises geoambiental e turística. Quanto aos procedimentos metodológicos, destacam-se: a pesquisa bibliográfica, com os estados da arte das dissertações e teses produzidas nos últimos vintes anos a respeito do litoral e do Geomarketing; a pesquisa documental, na qual reuniu-se materiais que contribuíssem na construção teórica e no processo de discussão dos dados, a exemplo de documentos da Prefeitura Municipal de Parnaíba - Plano Diretor- e Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para saber a área de ocupação do município dentro da APA. Além de renomados autores que versam sobre as feições costeiras, análise sistêmica (integrada), paisagem, território, turismo, urbanização, políticas públicas e ordenamento territorial. Além destes, têm-se a pesquisa de campo com os registros fotográficos e, o geoprocessamento e as geotecnologias que contribuíram para a confecção da cartografia temática e da proposição de mapas para o desenvolvimento de roteiros turísticos. Sobre os resultados, ressaltam-se a presença do Complexo Eólico na Praia Pedra do Sal; o processo de restauração do Complexo Turístico Porto das Barcas; Construção de novos equipamentos urbanos e turísticos: shoppings center, hotéis, supermercados, estabelecimentos de educação e de moradia: condomínios fechados, eventos estes que corroboram a dinâmica do município de Parnaíba. Verificou-se com este estudo que o Geomarketing, por ser a junção da geografia, cartografia e marketing é um instrumento de gestão que ratifica a geolocalização dos objetos no espaço geográfico, evidencia a geodiversidade nos contextos ambientais, culturais e turísticos, auxilia no processo de zoneamento e ordenação do espaço, além de dar visibilidade ao município de Parnaíba por meio do marketing turístico