No ensino de Geografia, a temática ambiental ainda necessita ser desenvolvida de forma mais aprofundada. A Educação Ambiental, enquanto tema transversal, surgiu, não apenas como uma forma de ensinar, mas como o conjunto de valores, ações e conhecimentos postos em prática com o intuito de sensibilizar e provocar um alerta. Nesta prerrogativa de valores e práticas que a Educação Ambiental (EA) propõe novas possibilidades de conscientização e por meio do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, as Histórias em Quadrinhos (HQs) surgiram como um recurso didático não-convencional de forma potencializadora e oportunizadora. Ao pensar nas possibilidades que os quadrinhos podem oferecer para a Educação Ambiental e para o incentivo às práticas de ensino na Geografia, tem-se um problema de pesquisa: Como as Histórias em Quadrinhos podem auxiliar para o processo de mediação da aprendizagem a partir da disciplina de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental para a Educação Ambiental? Nesse contexto, tem-se como objetivo geral estudar as Histórias em Quadrinhos como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de Geografia para a Educação Ambiental. Como objetivos específicos: discutir o uso de recursos didáticos para o ensino de Geografia; debater as possibilidades e dificuldades no uso de Histórias em Quadrinhos na Geografia para a Educação Ambiental; construir uma História em Quadrinhos voltada para a Educação Ambiental no Ensino de Geografia; identificar Histórias em Quadrinhos com a possibilidade de utilização para Educação Ambiental no ensino de Geografia. A pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa e direcionada para uma análise teórica, a partir das três variáveis estudadas Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Histórias em Quadrinhos. Neste ponto foram utilizados os seguintes autores, Reigota (1999), Mendonça (2019), Cavalcanti (1998) (2002). McCloud (1995), Eisner (2010), dentre outros. Como resultados apresenta-se as etapas iniciais de construção do quadrinho “Geomundo”, em que a elaboração é feita por meio de fases de desenvolvimento. Os quadrinhos são um recurso com linguagem única, uma composição entre texto, imagem e narrativa. A linguagem dos quadrinhos, sua ludicidade intrínseca e a facilidade de sua aquisição e leitura, pode oportunizar uma construção de valores e práticas voltadas ao meio ambiente aliada ao ensino de Geografia.