O presente estudo discute a prática docente e o ensino de Geografia, na perspectiva do conceito de território, no 7º ano do ensino fundamental, em Teresina-PI. Em vista disso, pergunta-se: quais os desafios do professor ao ensinar Geografia e o do conceito de território? Dessa forma, tem-se como objetivo geral: analisar os desafios do professor ao ensinar Geografia na perspectiva do conceito de território. Como objetivos específicos, temos: identificar a relação das práticas docentes de Geografia com a formação do conceito de território no ensino fundamental; verificar como os documentos orientadores e o livro didático norteiam o ensino dos conteúdos geográficos escolares na perspectiva do conceito de território; conhecer como são desenvolvidos os conteúdos geográficos e as práticas docentes em sala de aula, tomando o conceito de território como perspectiva. A formulação teórico-metodológica está embasada em Brasil (2018), Portela (2017, 2020), Cavalcanti (2005, 2006, 2011, 2019), Franco (2012, 2015, 2016), Moraes e Galiazzi (2006, 2020), entre outros. Diante disso, esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e usa a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise das informações, que é uma abordagem de análise de pesquisas nas ciências humanas amplamente utilizada no campo educacional e transita entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. Como instrumentos para coleta de informações, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas online com professores da rede municipal de ensino de Teresina; análise da BNCC, do currículo de Teresina e do livro didático do 7º ano, adotado na rede municipal para verificar como o território é abordado nesses instrumentais e a observação de aula de um dos professores entrevistados. As informações analisadas demonstram que os professores possuem desafios no ensino de Geografia na perspectiva desse conceito, em relação à compreensão do mesmo e à abordagem nas demais concepções que ele apresenta, como também o desafio de superar a concepção tradicional, associada ao componente físico-natural e de política territorial de Estado, além de se manter em formações continuadas e se apropriar de novas concepções teóricas de território. Desse modo, a proposta desta pesquisa fundamenta-se na garantia da formação continuada dos professores, pelo poder público, e que esta contemple os estudos mais atualizados sobre os conceitos geográficos.