O Ensino de Geografia é uma temática discutida desde a sua sistematização como ciência, ainda no século XIX. Pode-se dizer que, antes disso, não havia o componente curricular específico de Geografia e seus conteúdos distribuíam-se em abordagens de outros componentes, como nos estudos de Literatura e História. No Brasil, o marco da implantação do ensino de Geografia deu-se a partir da fundação dos primeiros colégios. Aos governos das províncias coube a responsabilidade total pelo ensino elementar e, nesse contexto, foram criados os primeiros Liceus, localizados nas capitais provinciais. No Piauí foi criado o Liceu Piauiense, denominado de Colégio Estadual do Piauí, fundado em 1845, na capital piauiense, Oeiras. Assim, esta pesquisa tem como foco a discussão sobre o ensino de Geografia no Liceu Piauiense, bem como o currículo e os livros adotados pela escola durante o período de 1845 a 1958. Para isso, parte-se da seguinte problematização: de que forma o ensino de Geografia era ministrado no Liceu Piauiense no período em questão? Destarte, o estudo se justifica pela importância do Liceu Piauiense para o ensino e para a Geografia do Piauí, resultando na necessidade de estudos e compreensão da mencionada temática. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Geografia no Colégio Liceu Piauiense, no período de 1845 a 1958. Para fins de alcançar este objetivo, teve como objetivos específicos: 1) Verificar as principais reformas educacionais do período selecionado para esta pesquisa; 2) Identificar os professores e livros adotados no período em questão; e, 3) Conhecer os conteúdos relativos ao ensino de geografia no período em questão. Como procedimentos metodológicos foram feitos levantamento bibliográfico e documental e coleta de dados in loco e em bases de dados eletrônicos. Foram feitos estudos sobre a trajetória do Liceu Piauiense no contexto da educação no Piauí, destacando como o componente curricular de Geografia foi trabalhado no período entre 1845 e 1958. Os autores que embasaram o estudo foram: Goodson (1991); Chervel (1990); Rocha (1994; 2014); Santos (1980, 2004) e Vlach (1988), dentre outros que se fazem presentes no texto. Com esta dissertação, pode-se confirmar a importância do Liceu Piauiense para o avanço da educação no Estado do Piauí, a partir da presença da disciplina Geografica nessa Instituição. Procurou-se demonstrar também a importância de gerações de profissionais para o ensino de Geografia, com destaque para as contribuições do professor João Gabriel Baptista, com suas produções pioneiras de livros didáticos.