Este estudo tem por objetivo geral analisar a aplicação do Pronaf, enquanto instrumento de Políticas Públicas voltado para agricultura familiar na Zona Sudeste de Teresina/PI. O programa criado a partir da evolução política de crédito agrícola no Brasil, tem como propósito o fortalecimento das atividades produtivas geradoras de renda e garantidora de segurança alimentar da população brasileira. As linhas de financiamento mais acessíveis à sua realidade são vitais para o setor agropecuário. Nesse viés, apresentou-se as principais correntes de pensamento e concepções teóricas sobre agricultura familiar no contexto das políticas públicas no Brasil; caracterizou-se a importância da evolução na política de crédito agrícola e os seus desdobramentos normativos, até a criação do Pronaf; mostrou-se o processo instrumentalização do Pronaf, através da mensuração dos resultados positivados desde a sua criação, contextualizando com os avanços e gargalos em torno do espaço agrário do país. E por fim, numa análise especifica, avaliou-se em que medida o Pronaf tem sido aplicado nas atividades produtivas da agricultura familiar no espaço urbano-rural da Zona Sudeste de Teresina/PI. Para isso buscou-se por critérios e elegibilidade 03 áreas: Hortas Comunitárias do Dirceu, Assentamento Vale da Esperança e Povoado Nova Olinda. Os procedimentos metodológicos se acentuaram em duas etapas: 1. Caracterização da área de estudo e contexto da pesquisa. 2.Instrumentalização e técnicas de análise dos dados, sendo esta última, aplicada em quatro fases: a) A partir da revisão bibliográfica; Análise documental, b)Pesquisa-ação; c) A produção de Dados, coleta e tratamento dos dados, abordagem do método qualitativo, registros fotográficos in loco, bem como, o aspecto quantitativo de dados e d)Resultados e produção da dissertação. Nesse viés de pesquisa-ação, através do método qualitativo considerou-se não somente o ambiente como fator determinante para a elucidação dos fatos ocorridos, mas também os sujeitos como peças principais na contribuição do objeto, devido às suas vivências no ambiente em que se desenvolve o estudo.