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Banca de DEFESA: JOÃO RAFAEL RÊGO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO RAFAEL RÊGO DOS SANTOS
DATA: 29/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: As histórias em quadrinhos como recurso didático para educação ambiental no ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Histórias em Quadrinhos.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

No ensino de Geografia, a temática ambiental ainda necessita ser desenvolvida de forma mais aprofundada. A Educação Ambiental, enquanto tema transversal, surgiu, não apenas como uma forma de ensinar, mas como o conjunto de valores, ações e conhecimentos postos em prática com o intuito de sensibilizar e provocar um alerta. Nesta prerrogativa de valores e práticas que a Educação Ambiental (EA) propõe e por meio do ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, as Histórias em Quadrinhos (HQs) surgem como um recurso didático não-convencional de forma potencializadora e oportunizadora. Ao pensar nas possibilidades que os quadrinhos podem oferecer para a Educação Ambiental e para o incentivo às práticas de ensino na Geografia, tem-se como problemas: Como as Histórias em Quadrinhos podem auxiliar a Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem de Geografia? De que forma pode-se ter uma aproximação entre Educação Ambiental no contexto das aulas de Geografia com as Histórias em Quadrinhos (HQs)? Nesse contexto, tem-se como objetivo geral analisar o uso das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso didático na construção de uma Educação Ambiental no ensino de Geografia.  Como objetivos específicos: Discutir o uso de recursos didáticos para o ensino de Geografia; Construir uma História em Quadrinhos voltada para a Educação Ambiental no Ensino de Geografia; Identificar Histórias em Quadrinhos com a possibilidade de utilização para Educação Ambiental no ensino de Geografia; Debater as possibilidades e dificuldades no uso de Histórias em Quadrinhos na Geografia para a Educação Ambiental. A pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa e direcionada para uma análise teórica, a partir dos três conceitos chave do estudo: Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Histórias em Quadrinhos. Além do uso de documentos de orientação curricular, leis e estudos sobre EA e ensino de Geografia, foi empregado o estudo de autores sobre as características e construção de quadrinhos. Como resultados, apresentam-se as etapas de construção do quadrinho “Geomundo”, assim como sugestões de quadrinhos geradores de discussões para EA no ensino de Geografia. As histórias em quadrinhos são um recurso com linguagem única, uma composição entre texto, imagem e narrativa, além de serem situacionais. A linguagem dos quadrinhos, sua ludicidade intrínseca, facilidade de aquisição e leitura, pode oportunizar a construção de valores e práticas voltadas ao meio ambiente aliado ao próprio ensino de Geografia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo ao Programa - 869.131.900-34 - SERGIO CLAUDINO LOUREIRO NUNES - ULB
Externo à Instituição - CARINA COPATTI - UFFS
Externo à Instituição - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS - UFAL
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 10:31
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