O uso das geotecnologias torna-se de fato um instrumento importante na abordagem geográfica, em que fornece uma nova perspectiva de aprendizagem tanto a educadores quanto a educandos. Não obstante, para usá-las e apropriá-las como fonte de ensino-aprendizagem é preciso preparo, conhecimento e habilidade do seu uso. Neste enfoque e com base nas considerações expostas, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar se os cursos de Licenciatura em Geografia - modalidade presencial dos campi/núcleos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizados no município de Teresina - PI, disponibilizam de recursos infraestruturais, humanos e tecnológicos que propiciem aos estudantes durante a formação de sua graduação a aquisição de conhecimentos e operacionalização para o uso das tecnologias e geotecnologias em geografia. Atrelado à temática em epígrafe, tem-se como objetivos específicos: (i) abordar a composição histórica das geotecnologias nos currículos de geografia das IES em Teresina - PI, (ii) dissertar sobre a formação docente em geografia e o uso das geotecnologias como recurso didático na educação superior em Teresina – PI, (iii) analisar as condições estruturais, materiais, tecnológicas e recursos humanos da UFPI e UESPI em Teresina - PI, quanto a utilização das geotecnologias como recurso didático no ensino superior e, (iv) descrever as principais geotecnologias utilizadas na geografia da educação superior pública em Teresina - PI. Em termos de metodologia, optou-se pela pesquisa exploratória, que envolve o levantamento bibliográfico e documental, com importância na literatura específica e afim, reforçando de certo modo, o teor teórico-prático da temática em estudo. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso e para a coleta de dados se fez uso dos seguintes instrumentos: entrevista, formulário, questionário e registro fotográfico. Foi realizada visita de campo ao local da pesquisa, para levantamento fotográfico e aplicação de questionários/entrevistas aos pesquisados e aplicação de formulário, contemplando, respectivamente, alunos e professores do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI e UESPI. Quanto ao método, o adotado foi o indutivo, pois a adoção deste método justifica-se pelo fato de que a pesquisa foi realizada nos campi que compõem o recorte espacial da pesquisa e a partir das realidades identificadas, chegar a um panorama geral. Em síntese, corrobora-se a necessidade de uma adequada formação dos discentes quanto ao tema geotecnologias, tendo em vista o cenário ainda de distanciamento entre teoria e prática na formação docente em Geografia.