A Geografia escolar, sendo um componente curricular da educação básica, caminha em busca de uma escola conectada com a sociedade globalizada. O ensino de Geografia apresenta necessidade de mudança urgente, principalmente no que diz respeito aos encaminhamentos das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar, para atender ao novo contexto educacional. A escola, sendo um espaço social e contemporâneo, busca práticas pedagógicas inovadoras, transformadoras, reflexivas, críticas, sendo o aluno, o protagonista e o professor, o orientador no contexto do processo educacional. Contudo, para pensar a prática docente, necessita-se voltar as concepções que sustentam esta prática, que tipo de sujeito quer formar para a sociedade atual e quais ações possibilitará chegar aos objetivos desejados visto que a mudança será no sentido de atitude, de concepção, de novas estratégias, visando a melhoria desta prática, e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo geral: investigar práticas educativas inovadoras dos professores de Geografia no Ensino Médio, em uma escola estadual, na cidade de Parnaíba/PI. Como objetivos específicos buscam-se: identificar as práticas profissionais de docentes que ensinam no ensino médio, em uma escola estadual; caracterizar o perfil de docentes que ensinam Geografia, no ensino médio; apresentar a compreensão de docentes acerca da inovação da prática docente na disciplina de Geografia. A partir desses pressupostos utilizou-se a metodologia a abordagem qualitativa, em caráter de análise exploratória, mediante a revisão de literatura de pesquisas bibliográficas sobre publicações que abordassem a temática, tais como: Plonski (2017), Padilha & Zabalza (2016), Carbonell (2002), Cavalcanti (2010), Freire (1980), Franco (2016), Berbel (2011), Callai (2017), entre outros que versão sobre a inovação pedagógica, o ensino da Geografia. Além disso, será realizado o levantamento e sistematização das informações, por meio de pesquisas semiestruturadas, com docentes, categorização e análise dos dados coletados. Será utilizado como instrumentos de coleta de dados, além das pesquisas bibliográficas, observação e a entrevista com docentes. A pesquisa está em fase de elaboração e pode contribuir para o repensar de práticas inovadoras no contexto educacional no ensino da Geografia.