A pandemia da Covid-19, disseminada por uma doença infecciosa, foi responsável por causar perdas incalculáveis à sociedade, diversos setores tiveram suas atividades suspensas a fim de assegurar o distanciamento social, uma das medidas de contenção contra a propagação do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Dentre esses setores buscamos compreender as modificações que ocorreram no setor educacional, um dos mais afetados, ao se adotar o ensino não presencial, especialmente, em relação ao ensino de Geografia. Nessa perspectiva, o objetivo geral consiste em analisar a(s) prática(s) docente(s) dos(as) Professores(as) de Geografia de duas escolas do Ensino Médio, localizadas na cidade de São Luís - MA, no contexto do ensino não presencial instaurado durante a pandemia da Covid-19 (2020/2021) identificando as dificuldades e perspectivas do ensino. Os objetivos específicos consistem em: i) discorrer sobre o processo de formação e suas implicações nas práticas docentes dos Professores de Geografia; ii) caracterizar os documentos oficiais direcionados às escolas na vigência da pandemia da COVID-19; iii) evidenciar as dificuldades e desafios dos Professores de Geografia no âmbito das aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa foi conduzida sob a ótica dos profissionais da educação, a saber: direção/coordenação pedagógica e Professores de Geografia, na qual terão um espaço para relatar sobre as suas experiências. O estudo possui como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa que aconteceu em algumas etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) pesquisa documental; iii) entrevista semiestruturada; iv) análise dos dados coletados na entrevista. O embasamento teórico-metodológico foi efetuado com base no pensamento de autores como: Tardif (2012); Nóvoa (2019); Freire (1996); Cavalcanti (2012); Castellar (2010); Pimenta (1997); Imbernón (2011); Franco (2016); Batista et al. (2019); Castrogiovanni (2011); Gatti (2010); Giroux (1997); Marques (2021); Silva (1999); Bardin (1977); Brasil (2020, 2021); Maranhão (2020). Os resultados obtidos expressam que o setor educacional brasileiro e maranhense possuem inúmeros desafios que foram evidenciados no período, e que muitos foram tratados apenas por medidas paliativas, portanto, é necessário que sejam efetuadas cada vez mais reflexões e discussões que apresentam perspectivas distintas. Pode-se afirmar que o momento exigiu que as práticas docentes dos professores de Geografia, fossem adequadas às distintas realidades vivenciadas.