Banca de DEFESA: NEURILENE SOUSA DOS SANTOS

DISCENTE: NEURILENE SOUSA DOS SANTOS
DATA: 31/08/2024
LOCAL: Sala virtual google meeting
TÍTULO: ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO INTEGRAL ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOS COCAIS EM SÃO JOÃO DO ARRAIAL – PI.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Pedagogia de Alternância. Escola Família Agrícola. Piauí
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O desenvolvimento somente das capacidades cognitivas dos estudantes na Educação Básica não é suficiente para termos sujeitos capazes de participar plenamente da sociedade atual. A Pedagogia da alternância tem a formação integral como um de seus pilares, a mesma ocorre por meio de mediações pedagógicas que garantem essa particularidade. O ensino de geografia como parte integrante da educação escolar se articula com a concepção de formação integral ao buscar proporcionar aos estudantes uma leitura do mundo que lhes possibilitem o exercício da cidadania. Desse modo, habilita os sujeitos a realizarem representações de diferentes espaços, ter noções espaciais para entender sua realidade e assim agir positivamente sobre ela. Dessa forma, surge o seguinte questionamento: Como a presença da disciplina geografia contribui para a formação integral por intermédio da alternância na Escola-Família Agrícola dos Cocais, localizada em São João do Arraial-PI? Essa questão problema advém da necessidade de compreendermos como o ensino desse componente curricular, que não se restringe ao aprendizado de habilidades técnicas, vem ocorrendo nessa modalidade da pedagogia da alternância. Assim, estabelecemos como objetivo geral analisar como o ensino de geografia através da pedagogia da alternância contribui para a formação integral na EFA dos Cocais, especificamente: 1) Verificar a construção da proposta de educação do campo com contribuição da pedagogia da alternância; 2) Identificar os elementos que contribuem para o desenvolvimento da formação integral na EFA dos Cocais; 3) Relacionar o ensino de geografia na EFA dos Cocais com a promoção da formação integral. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa realizamos uma investigação do tipo estudo de caso, onde fizemos uso da pesquisa documental e pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram um roteiro de entrevista com diretor e a professora de geografia e um questionário aplicado junto aos alunos do 3° ano do curso técnico de zootecnia. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) no tratamento e organização dos dados. Conclui-se que a EFA dos Cocais assumiu uma posição de resistência e tem lutado na concretização da educação do campo. Tem contribuído para a formação escolar integral e profissional dos educandos despertando boas expectativas com relação ao campo. O ensino de geografia por meio das mediações pedagógicas da alternância tem contribuído para a formação integral, porém algumas dificuldades como a falta de material didático, o aspecto conteudista do ensino, a valorização das disciplinas profissionalizantes e uma baixa motivação dos estudantes para realizar as atividades no tempo/comunidade, representam um entrave para o processo de aprendizagem.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA - UERJ
Externo à Instituição - WALDIRENE ALVES LOPES DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 14/08/2024 17:03