A Geografia Cultural, está entrelaçada a todos os movimentos da vida humana, pois é neste contexto que se configura todas as dinâmicas culturais que acontecem no dia a dia. É a vida material e imaterial, é o caminho percorrido, as relações vividas e o percurso realizado na produção e reprodução do espaço geográfico. Diante disso a cidade, devido a suas dinâmicas se torna cenário do fazer cultural. Imerso nessa trama urbana, os teatros também representam lugares de socialização e, com eles, os artistas teatrais participam do processo de transformação do espaço em lugar vivido. Assim, ao analisar a cultura como todo, principalmente, a partir do conhecimento de quem faz parte deste processo de produção do espaço urbano, podemos compreender a interação das pessoas e dos grupos com o espaço de vivência. Nesta perspectiva, a presente pesquisa visa destacar a relação da geografia, cidade e teatro dentro do processo de construção do espaço. O presente documento é a produção teórica da dissertação que tem como objetivo geral analisar o processo de espacialização dos teatros na cidade de Teresina, para uma melhor compreensão das relações sociais e simbólicas dos artistas teatrais com o ambiente da cidade. E como objetivos específicos: 1) identificar as principais atividades teatrais e ou culturais realizadas por artistas de teatro ou grupos, companhias na cidade de Teresina, 2) Reconstruir cronologicamente o surgimento dos teatros em Teresina, 3) Verificar a representatividade dos teatros para os artistas. A partir dos objetivos da pesquisa, percorremos os espaços dos teatros na busca desses sujeitos. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica e foi desenvolvida por meio da pesquisa de gabinete e pesquisa de campo com coleta de dados através de entrevistas e observação direta, com os diretores, atores e professores de teatro para melhor compreender a relação destes sujeitos com o espaço pesquisado. A pesquisa bibliográfica permitiu construir o aporte teórico selecionando autores que discutem a Geografia Cultural, a cultura, a cidade, o teatro e as relações entre estes. A escolha do método fenomenológico, foi devido a sua abordagem, pois a fenomenologia busca estudar as experiências vividas e os fenômenos cotidianamente. O método fenomenológico, foi de grande relevância para os resultados obtidos que apontam que a cidade de Teresina como uma cidade teatral desde o início do povoamento. Por meio do método fenomenológico, foi possível redigir de forma descritiva as reflexões dos artistas a respeito dos prédios teatrais, bem como possibilitou identificar a importância destes teatros para a cidade. Constatou-se que a cidade de Teresina é uma cidade cheia de possibilidades para o fazer teatral e que existem diversas atividades artísticas e teatrais que são realizadas foram dos prédios dos teatros, organizadas por artistas na cidade que assim transformando o espaço habitado por eles em espaço vivido, espaço de construção, socialização e acolhimento. No entanto, ainda existe um distanciamento entre o teatro e a cidade em relação ao apoio, valorização dos artistas e as atividades realizadas por eles para aproximar a cultura das pessoas, essas lacunas ainda precisam ser preenchida por meio de ações culturais voltadas para os artistas de teatro e para a cultura da cidade de Teresina de maneira geral.