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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE BEZERRA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE BEZERRA OLIVEIRA
DATA: 27/05/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula do Mestrado - 338
TÍTULO:

A aula expositiva de Geografia: da tradição a ressignificação.


PALAVRAS-CHAVES:

Aula expositiva; Aula expositiva dialógica; Ensino de Geografia; Linguagem.  


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

O objeto do presente estudo compreende a análise da aula expositiva de geografia e suas implicações no processo de aprendizagem dos alunos. A problemática desta investigação consiste em entender as principais características da aula expositiva desenvolvida por docentes do Ensino Médio em escola públicas de Teresina-PI e até que pontos estas aulas estão contribuindo para a aprendizagem dos conhecimentos geográficos pelos alunos. A partir desta questão maior, outras também fazem parte do escopo da pesquisa: no desenvolvimento das aulas a forma tradicional de ensino predomina na aula de geografia? o professor usa de novas técnicas, ações, recursos, discursos para desenvolver a sua aula? Que novas estratégias podem ser inseridas na aula expositiva de geografia para que obtenha novos significados e resultados no processo de ensino e aprendizagem? O estudo toma como pano de fundo os desafios de melhoria de qualidade da educação brasileira na atualidade, assinalando a necessidade de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de geografia particularmente no Ensino Médio. É um estudo de natureza qualitativa, valendo-se de técnicas consagradas a esse tipo de pesquisa, como: (a) a observação, (b) a entrevista (c) tratamento dos dados via software computacional (nudist), d) e a análise de conteúdo (Bardin, 1977). As principais referências metodológicas da pesquisa são Bogdan; Biklen (1994), Moroz (2006), Moreira; Caleffe (2008), Evangelista (2006), Triviños (2012) Vianna (2003) e Franco (2005).

A partir das questões supracitadas o trabalho objetiva analisar de forma geral a aula expositiva realizada pelo professor de geografia nas escolas do Ensino Médio em Teresina – PI. Especificamente, atingir os seguintes objetivos: caracterizar os modelos de aulas expositivas de geografia no contexto educacional; discutir o papel da aula expositiva dialogada no processo de construção dos conhecimentos de geografia; caracterizar a aula expositiva de geografia desenvolvida pelos professores do Ensino Médio; analisar o discurso do professor durante a aula expositiva de geografia e sua contribuição para o aprendizado do aluno; e por fim, debater propostas de sequências didáticas interativas. Do ponto de vista teórico-conceitual o estudo está sendo desenvolvido sob as seguintes perspectivas: o primeiro compreende as reflexões sobre a aula expositiva, tanto na perspectiva tradicional quanto na perspectiva dialógica, balizadas nas obras de Libâneo (1994), Zabala (1998), Pozo (2000), Martinez (2013), Cintra (2012), Behrens (2013), Araújo (2013), Coll (2004), Colomina (2004), Fernandes (2013) e Freire (1987). A segunda, compreende as reflexões sobre a aula de geografia na perspectiva da prática docente com base nas contribuições de Callai (1999, 2013), Cavalcanti (2002, 2005, 2013), Kaercher (2003), Vesentini (2001, 2007, 2008). A terceira, considera o discurso como instrumento de aperfeiçoamento da aula expositiva, fundamentando-se em Alvarenga Monteiro (2012), Aristóteles (2005), Chiaro; Leitão (2005), Cardoso (1999), Diitrich (2008), Foucault (1996), Bakhtin (2006). A partir deste quadro de referência e em função dos objetivos da pesquisa, o texto atualmente está estruturado em quatro partes, compreendendo a introdução, caminhos metodológicos e dois capítulos teóricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Notícia cadastrada em: 20/05/2014 10:03
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