A representação social de geografia articulada pelas professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Teresina - PI
Ensino. Alfabetização. Geografia. Representação social. Formação de profesores. Anos Iniciais.
Este é um esboço de nosso futuro e definitivo relatório de pesquisa que já está em processo de materialização em forma de dissertação. A pesquisa que estamos empreendendo traz como tema a representação social de geografia articulada pelas professoras e professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas publicas de Teresina. Tomamos como fundamento para análise a teoria das representações sociais inaugurada por Serge Moscovici, porém dando ênfase a uma de suas teorias complementares, a teoria do núcleo central, formulada por Jean-Claude Abric. Metodologicamente utilizamos dois questionários para a coleta de dados - um cultural e socioeconômico e outro usando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados estão sendo analisados á luz das teorias citadas e espera-se como resultado final respondermos aos seguintes questionamentos: que representação social de geografia é articulada pelos professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental? Sob que condições essa representação é construída? Qual o seu conteúdo e sua estrutura? Como esta representação estaria influenciando a prática dessas professoras e professores?