A mobilidade populacional no Brasil, decorrente da aceleração da urbanização do país, ganha maior atenção e notoriedade nos aglomerados urbanos do país. Essa nova realidade urbana dá também início a uma nova realidade do espaço, dentre eles o processos de migrações internas, se ver em um novo momento, com um movimento que vem se intensificando, e se diferenciando pelo tempo de permanência do indivíduo e pela distância agora percorrida, denominando-se de Migração Pendular, que tem como um dos principais aspectos o retorno do indivíduo ao final do dia ou ao final da atividade que o levou a migrar. O foco na intensidade dos movimentos pendulares, com ênfase na realidade brasileira, possui considerável dinamicidade nas Regiões Metropolitanas-RMs e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento-RIDES. Neste sentido, a presente pesquisa traz uma discussão sobre os processos de movimento pendular que ocorre nos municípios de Altos e José de Freitas para a cidade de Teresina (PI), a partir dos interesses em educação e trabalho, ainda buscando entendimento das relações e interações desenhadas a partir das RIDE Grande Teresina, em uma escala temporal delimitada entre os anos de 2013 a 2023. Assim, a presente pesquisa é conduzida à indagação de como ocorre o processo de movimento pendular das cidades de Altos e José de Freitas tendo como destino a cidade de Teresina (centralidade da RIDE Grande Teresina) a partir de motivações educacionais e de trabalho. O interesse por explorar essa temática se dá pelo fato de que as cidades em evidêncianesta pesquisa apresentam carências de estudos que permitam analisar a partir do ponto de vista cientifico a migração pendular que ocorre entre as cidades. Desse modo, para solucionar o problema apresentado, a pesquisa terá como objetivo geral analisar o processo de migração pendular das cidades de Altos e José de Freitas tendo como destino Teresina (polo da RIDE Grande Teresina) a partir de motivos educacionais e de trabalho. o método de abordagem dessa pesquisa baseia-se em uma investigação que buscará pensar no seu objeto de estudo saindo de uma análise mais geral e indo em encontro com uma abordagem particular, se utilizando de uma pesquisa qualitativa-quantitativa, pautada no métodos histórico, observacional e comparativo. Além das pesquisas documentais, bibliográficas, de campo e eletrônicas. Se utilizando aidna de questionários aplicados com os usuários do transportes públicos, entrevistas com representantes da Secretaria Municipal de Administração das duas cidades de origem do
movimento, e comerciantes locais. A discussão mais teórico teve como base alguns autores como: Bercker (2015), Carvalho (2002), Lima (1997), Gomes (2000), Cunha (2000), Corrêa (2000), Haesbaert (2010), Santos (2021), Singer (2022), Silva (2019).