A presente pesquisa discute o estágio não obrigatório na formação inicial de professores em Geografia, tendo em vista que esta modalidade está presente nesses cursos, impacta na formação docente e propicia uma aproximação entre a universidade e a escola. O estudo justifica-se por uma incipiente discussão no meio científico, sobrando uma lacuna de estudos e pesquisas sobre o tema. Partindo-se da temática foram propostas as seguintes questões-problemas: como o estágio não obrigatório influencia na formação inicial do professor de Geografia e na aproximação da universidade com a escola? E quais motivações levam os discentes do curso de licenciatura em Geografia a participarem da modalidade de estágio não obrigatório? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa analisar a importância do estágio não obrigatório para o processo de formação inicial nos cursos de licenciatura em Geografia, no Município de Teresina/PI. E como objetivos específicos: caracterizar o estágio não obrigatório para a formação inicial de professores de Geografia; relacionar o estágio não obrigatório na aproximação universidade e escola; apontar os desafios enfrentados pelos egressos do curso de Geografia que participaram do estágio não obrigatório e encaminhar ações propositivas para o melhoramento do estágio não obrigatório em Geografia. A pesquisa tem abordagem qualitativa e tem como etapas: a pesquisa bibliográfica; a pesquisa documental; a pesquisa de campo a partir da coleta de informações por meio de aplicação de questionários com egressos dos cursos de licenciatura em Geografia da UFPI e UESPI que participaram do estágio não obrigatório e entrevistas narrativas. Por meio da aplicação do questionário online e entrevistas narrativas, averiguou-se que as principais motivações na participação dos egressos foram a aquisição de experiência e a remuneração que o estágio não obrigatório possibilita. Percebeu-se também nas respostas a ineficiência no acompanhamento e supervisão do referido tipo de estágio por parte das universidades. Propõe-se como encaminhamentos para melhoramento do estágio não obrigatório uma eficiente supervisão da universidade, das condições de trabalho e remuneração adequada aos estagiários.