Banca de DEFESA: LEIDE DAYANE DA SILVA ARAUJO

DISCENTE: LEIDE DAYANE DA SILVA ARAUJO
DATA: 29/08/2024
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: O ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS PIAUIENSES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia; Novo Ensino Médio; Reforma Curricular.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Atualmente está em curso uma reforma do ensino médio brasileiro que objetivou reorganizar o currículo dessa etapa por área de conhecimento e não mais por disciplinas. O componente curricular Geografia foi diretamente afetado, fazendo parte agora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Sendo assim o presente trabalho examina o caráter dessa reforma em seus princípios, fundamentos legais e teóricos, e analisa como está ocorrendo sua implementação em duas escolas do ensino médio, considerando como as mudanças curriculares repercutem na prática docente de professores de Geografia. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de implementação do novo Ensino Médio, no que se refere ao componente curricular Geografia, em escolas públicas do Estado do Piauí no município de Castelo-PI. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos: a) Conhecer os documentos norteadores do Novo Ensino médio, em nível nacional e regional; b) caracterizar as ações de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas pesquisadas; c) Verificar como tem sido a apropriação das mudanças no ensino médio pelos docentes de Geografia pesquisados; d) identificar as dificuldades encontradas no processo de implementação do Novo Ensino Médio na perspectiva da Gestão escolar. No que concerne à dimensão teórica, o trabalho toma como aporte estudos críticos recentes que discutem os pressupostos, princípios norteadores e o caráter da reforma do ensino médio no Brasil nos últimos anos, associados a criação de um novo aparato legal e a proposição de um novo desenho para o ensino médio, buscando fundamentação em referências do campo da educação, como Gonçalves (2023), Moll e Garcia (2014), Moll (2017), Farias (2020), Santos, Valério e Mota (2018), bem como de autores que investigam o assunto da ótica da Geografia, como Bento e Almeida (2022), Silva (2019) e Corti (2019), Salmeron (2021), Farias (2020) e Barboza (2021). Em termos metodológicos, o trabalho adota o modelo qualitativo de pesquisa, ancorada em estudos bibliográficos, documentais e empíricos (Gil, 2019; Minayo, 2013; Richardson, 2012). Para viabilizar o estudo na modalidade qualitativa foram selecionados procedimentos que nos parecem pertinentes para a abordagem do objeto de pesquisa, mais precisamente a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada, tendo como referência autores tais como Bogdan e Biklen (1994), Triviños (2008), Freitas e Prodanov (2009). O material coletado através do instrumental de pesquisa foi tratado através da técnica de análise de conteúdo, em conformidade com as etapas analíticas propostas por Bardin (2010), contando com o apoio de um software de análise de dados qualitativos, o Atlas.ti. Os resultados da pesquisa indicam que, embora haja um esforço significativo na adaptação às novas diretrizes através de formações continuadas e do uso de plataformas como o Canal Educação, desafios substanciais permanecem. Os professores relataram dificuldades na adaptação ao novo currículo, especialmente devido à falta de materiais didáticos específicos e à necessidade de maior formação continuada. Além disso, a redução da carga horária para disciplinas das ciências humanas foi amplamente criticada, levantando preocupações sobre a preparação adequada dos alunos para avaliações externas, como o ENEM. A integração das competências socioemocionais e a comparação com a matriz do ENEM foram destacadas como práticas importantes, mas que necessitam de maior suporte e recursos para serem efetivadas.

Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Externo à Instituição - ELIANA MARTA BARBOSA DE MORAIS - UFG
Externo à Instituição - LIÉGE DE SOUZA MOURA - UESPI