Banca de DEFESA: JOZEMILIA DE JESUS DOS SANTOS MENEZES

DISCENTE: JOZEMILIA DE JESUS DOS SANTOS MENEZES
DATA: 30/08/2024
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: Práticas inovadoras dos professores de geografia em uma escola do Ensino Médio, na cidade de Parnaíba/PI
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Inovação. Prática docente. Ensino Médio
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Este estudo foi dedicado à inovação da prática pedagógica no ensino de Geografia, a partir do uso de recursos didáticos digitais no Ensino Médio. Desse modo, delineou-se como objetivo geral: Analisar as contribuições das inovações pedagógicas, com o uso de recursos didáticos digitais, no contexto da sala de aula, para o ensino dos professores de Geografia, em escolas da Rede Estadual de Parnaíba/PI. Articulado a isso, pensou-se nos seguintes objetivos específicos: caracterizar o perfil dos professores que ensinam Geografia no Ensino Médio e identificar as práticas pedagógicas e levantar as percepções dos docentes, a partir do uso de recursos didáticos digitais, nas aulas de Geografia. Isto posto, a justificativa da pesquisa se constitui por meio da necessidade de inovação da prática pedagógica, a partir do uso de recursos digitais, no ensino de geografia, onde os docentes serão capazes de ponderar suas concepções teórico metodológicas, repensando o seu fazer pedagógico, e em uma forma de melhor adaptar-se ao uso das tecnologias digitais, a partir de uma perspectiva inovadora. Sendo assim, compreende-se a relevância da ciência geográfica na vida escolar daquele(a)s que precisam aprender os conteúdos desse componente curricular e da importância de o estudante compreender sua espacialidade. Nessa perspectiva, utilizou-se como metodologia, a abordagem qualitativa, em caráter de análise exploratória, mediante a realização de revisão de literatura em que se debruçou sobre publicações, de autores que abordam a temática, tais como: Plonski (2017), Padilha e Zabalza (2016), Carbonell (2002), Cavalcanti (2010), Freire (1980), Franco (2016), Berbel (2011), Callai (2017). Ademais, foram realizadas observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com os professores. E, como metodologia de análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que os professores entendem a prática pedagógica, pautada no uso de recursos digitais, como ferramentas necessárias à inovação do ensino de Geografia, visto as diversas possibilidades de uso. No decorrer da realização das observações, foi possível perceber uma frequência considerável de práticas centradas na utilização de recursos digitais, mas também foi perceptível algumas práticas sem o uso das ferramentas. Isso evidencia as necessidades formativas quanto ao uso, como possibilidades de sanar a lacuna posta. Outras questões notadas, foi com relação aos poucos recursos que a escola oferece, como a falta de internet. No entanto, ao realizar as entrevistas, pude notar que as concepções teóricas metodológicas de alguns professores, é pautada em práticas consideradas tradicionais, vivenciadas durante o seu percurso estudantil. Isso evidencia que a relação do professor de Geografia com as inovações no âmbito do saber/fazer docente, ainda é permeada pela insuficiência no uso das ferramentas digitais. Portanto, a partir do recorte estabelecido nesta pesquisa, nota-se que os recursos digitais permeiam a sociedade, e estão postos no cotidiano escolar, mas o seu uso não ocorre de maneira satisfatória, reforçando a reprodução de um ensino considerado não inovador.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 031.080.974-66 - ROSALVO NOBRE CARNEIRO - UFPE
Externo ao Programa - 869.131.900-34 - SERGIO CLAUDINO LOUREIRO NUNES - ULB