Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DOS SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 12/07/2024
LOCAL: Virtual - Google meet
TÍTULO: EXPLORANDO O ENSINO DE CIDADES PEQUENAS COM REALIDADE VIRTUAL: UM ESTUDO COM GOOGLE CARDBOARD GLASSES
PALAVRAS-CHAVES: Cidades pequenas; Realidade Virtual; Google Cardboard Glasses; Educação Geográfica
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

As cidades pequenas brasileiras são frequentemente caracterizadas pela presença de uma infraestrutura limitada e papéis urbanos pouco expressivos, além da carência de alguns serviços essenciais, entretanto, são espaços que possuem suas próprias singularidades e importância na rede urbana, apesar de não ser um objeto de estudo amplamente pesquisado no Brasil, é fundamental que o ensino de cidades pequenas na educação Geográfica busque superar desafios conceituais e estigmas, compreendendo suas peculiaridades, e contribuindo para uma visão mais holística do espaço urbano nacional. Nesse sentido, a Realidade Virtual (RV) emerge como uma tecnologia complexa baseada em sistemas multimídia, criando ambientes artificiais imersivos que são capazes de possibilitar interações virtuais avançadas. No ensino de Geografia, a RV promove uma abordagem dinâmica para explorar e compreender fenômenos geográficos, como as dinâmicas urbanas específicas das cidades pequenas brasileiras. O Google Cardboard Glasses, introduzido pelo Google em 2014, é uma plataforma acessível de RV que utiliza smartphones e óculos de papelão para oferecer experiências imersivas. Além de democratizar o acesso à RV, o Cardboard Glasses facilita a implementação de tecnologia educacional em ambientes escolares menos favorecidos. Portanto, a problemática central desta pesquisa reside em investigar como o uso da tecnologia de Realidade Virtual, através do Google Cardboard Glasses, pode otimizar o ensino de Geografia sobre as cidades pequenas entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental?  Com intuito de responder a essa questão, o objetivo geral deste estudo é analisar as implicações didático-pedagógicas no uso da Realidade Virtual, por meio do Google Cardboard Glasses, para a construção da aprendizagem dos conteúdos de Geografia sobre cidades pequenas no ensino fundamental (9º ano). E, como objetivos específicos: investigar, do ponto de vista historiográfico, o surgimento e o uso da Realidade Virtual na sociedade e as perspectivas mediante a educação geográfica; conhecer as possibilidades e potencialidades da utilização da Realidade Virtual, por meio do Google Cardboard Glasses, no ensino-aprendizagem de cidades pequenas; conhecer os conceitos para cidades pequenas no Brasil; descrever os aspectos geográficos do município de Nossa Senhora do Nazaré – PI  e verificar a percepção dos discentes do ensino fundamental (9º ano), sobre o uso da tecnologia de Realidade Virtual em sala de aula como estratégia de ensino-aprendizagem para o ensino de cidades pequenas. Os caminhos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo na Escola Mariinha Andrade e Silva localizada em Nossa Senhora de Nazaré-PI, elaboração de uma oficina para a confecção dos óculos de RV de acordo com as especificações do Google Cardboard Glasses, além de uma pesquisa-ação onde serão usados os óculos de RV junto com o ensino de cidades pequenas, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa. Para a qualificação apresenta-se os resultados parciais da pesquisa acerca das cidades pequenas e do recurso Google Cardboard Glasses.

Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo à Instituição - CARINA COPATTI - UFFS
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 23:06