CHARGE NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS OBRAS (PNLD/2015 – 2017)
Charge. Ensino de Geografia. Livro Didático. PNLD.
A charge é uma forma de linguagem que pode auxiliar no ensino da geografia escolar e sua inserção nos livros didáticos contribui para um melhor entendimento de fatos e fenômenos relevantes, nas suas mais diversas escalas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a utilização de charges presentes no livro didático de Geografia do Ensino Médio com vista a identificar os conteúdos tratados. E, por objetivos específicos: descrever a história do livro didático de Geografia; Caracterizar a importância das políticas públicas relacionadas a produção dos livros didáticos (Comissão do Livro Didático e Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) no Brasil; Identificar e mensurar o uso das charges nas coleções de livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no PNLD (2015/2017); Entender o processo de surgimento das charges e sua inclusão no livro didático de Geografia do Ensino Médio; Identificar a relação das charges presentes nos livros didáticos e os conteúdos geográficos. A metodologia adotada nesta pesquisa pautou-se na pesquisa quali-quantitativa através de pesquisa bibliográfica - a partir de livros, dissertações, teses e artigos já publicados sobre o tema em estudo – e, análise de documentos oficiais sobre PNLD e o Guia de Livros Didáticos; bem como, análise das coleções de livros didáticos aprovadas no referido PNLD (2015-2017) e que foram selecionadas por professores da rede federal de ensino no Piauí, mais especificamente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Após as etapas e a execução dos procedimentos metodológicos constatou-se que a presença de charges nas coleções de livros didáticos analisadas é mínima. Pôde-se constatar também, que o potencial das charges, nas coleções analisadas, é pouco explorado (tanto textualmente quanto na forma de exercícios).