Banca de DEFESA: HELSON FELIPE GONÇALVES CUNHA

DISCENTE: HELSON FELIPE GONÇALVES CUNHA
DATA: 28/08/2024
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: ESTUDO DA FENOMENOLOGIA DO LUGAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia; conceito de lugar; fenomenologia e Geografia; Geografia Humanis; educação geográfica.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A presente pesquisa busca estudar o conceito de lugar envolvendo uma professora de Geografia e alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública do município de Mata Roma localizado no estado do Maranhão. Adota-se uma postura fenomenológica através de uma proposta de atividade de campo articulado a ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Assim sendo, a pesquisa tem como objetivo geral, analisar a contribuição do ensino de Geografia para compreensão das transformações do lugar de vivência dos alunos, partindo de uma perspectiva fenomenológica, no município de Mata Roma-MA. Quanto aos objetivos específicos, têm-se: i) identificar os desafios da professora de Geografia para abordar o ensino do conceito do lugar como objeto de conhecimento; ii) diagnosticar a percepção dos alunos em relação ao contexto espacial ao qual estão inseridos; iii) compreender as implicações das transformações espaciais no cotidiano de pessoas do município pesquisado; iv) desenvolver atividades, intra e extraescolares, explorando o lugar vivido pelos estudantes, articulando com concepções científicas da Geografia sobre o conceito de lugar. A fundamentação teórica principal desta pesquisa se constitui a partir dos estudos de Tuan (1980,1983,1985) Husserl (1990, 2012), Heiddeger (2009), Relph (1976, 2012), Holzer (1999, 2016), Farandola Jr. (2005), Davim (2016), todos inseridos no horizonte epistemológico de uma Geografia Humanista fenomenológica acerca do conceito de Lugar. No que tange ao ensino de Geografia, pesquisou-se os trabalhos de Callai (2000, 2005), Castellar (2005), Cavalcanti (2005) Nascimento (2013), dentre outros A proposta metodológica está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica, associada à pesquisa bibliográfica e a princípios da pesquisa de campo, com pouca estruturação a priori, valendo-se da técnica de entrevista aplicada aos sujeitos pesquisados. A escolha do método fenomenológico se justifica pela tentativa de compreender não o fato em si, mas sim o significado deste nas vivências das pessoas que ali vivem (moradores, professora e alunos). Assim, desenvolvemos uma proposta de estudo do lugar partindo de uma atividade de campo seguida de atividades realizadas em sala de aula. A análise do material de entrevista, da observação e dos produtos gerados após a aplicação das atividades, evidencia que houve a assimilação de ideias significativas acerca dos sentidos de lugar abordados em sala de aula.

Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2269333 - MARIA PEREIRA DA SILVA XAVIER