Notícias

Banca de DEFESA: RAIMUNDO GERSON DE SOUSA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO GERSON DE SOUSA SILVA
DATA: 14/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: A reorganização da rede de transporte coletivo urbano por ônibus pelo sistema InTHEgra: os reflexos na mobilidade urbana dos usuários em Teresina/PI
PALAVRAS-CHAVES: Espaço urbano. Organização espacial. Rede de transporte público. Linhas de ônibus. Melhorias em desenho de rede
PÁGINAS: 279
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO:

A política habitacional vivenciada pela cidade de Teresina/PI a partir dos anos de 1960 ajudou a subsidiar o espraiamento ocupacional, deixando como legado os espaços vazios na cidade com fortes efeitos negativos sobre vários serviços públicos essenciais. Dentre esses destaca-se, a rede de transporte público radial utilizada na exploração da prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros por ônibus, que passou a enfrentar graves problemas operacionais por falta de plano diretor de transportes e da integração articulada com outras políticas urbanas de planejamento, associando de maneira sincronizada: o sistema de circulação viária, transporte coletivo urbano e uso e ocupação do solo urbano. Logo, a criação de novas linhas de ônibus com o traçado do tipo radial, incorporada à rede de transporte público radial, com base na demanda manifesta dos usuários por deslocamentos em virtude do surgimento de novos espaços de ocupação da cidade, trouxe como consequência a sobreposição linhas no centro da cidade com forte impacto urbanístico, ambiental e operacional em meio ao tráfego com demais veículos motorizados em geral. Nesse contexto, o tema da pesquisa é mobilidade urbana e o assunto abordado no estudo é rede de transporte coletivo urbano por ônibus focado na mobilidade dos usuários. A problematização central da pesquisa concentrou-se em investigar: quais foram os reflexos do Sistema InTHEgra na mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo a partir da reorganização da rede? O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo urbano por ônibus a partir da reorganização da rede pelo Sistema InTHEgra. Já a metodologia consistiu em realizar pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa institucional, uma vez que assumiu caraterística exploratória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de formulários junto aos usuários do transporte coletivo urbano por ônibus de Teresina e, em seguida, foram respondidos quatro questionários contendo perguntas abertas e uma entrevista semiestruturada, sendo esses dois últimos instrumentos aplicados com as entidades que estão envolvidas no transporte público de Teresina. De acordo com as fontes bibliográficas, descobriu-se que a reorganização da rede de transporte foi um dos processos mais agressivos quando se pensa em melhoria no desenho de rede de transporte público urbano por ônibus. Por fim, a pesquisa constatou que não houve a execução do plano de mitigação construído pelo órgão gestor, cujo objetivo seria minimizar os impactos negativos que a troncalização provoca na mobilidade dos usuários caso não seja levado em consideração no planejamento da operação da rede de transporte público com linhas-tronco alimentadas. Adicionalmente, as propostas sugeridas no PDTMUT para nova rede de transporte público urbano não foram integralmente implementadas conforme previa o documento normativo das diretrizes de modo a contemplar os desejos de viagem múltipla dos usuários.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo ao Programa - 1324209 - NICIA BEZERRA FORMIGA LEITE
Externo à Instituição - DENISE CRISTINA BOMTEMPO - UECE
Notícia cadastrada em: 16/07/2024 22:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 22/07/2024 09:35