Esta dissertação analisou os desafios e as possibilidades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Geografia em uma escola pública de Teresina/PI, durante a pandemia e no período pós-pandemia da COVID-19. Embora as ferramentas digitais tenham se apresentado como aliadas importantes para a comunidade escolar, a dependência delas revela uma ressignificação complexa do uso das TDIC na Educação Básica durante a pandemia como a efetividade e a qualidade do aprendizado em um cenário tão abruptamente alterado. A escolha do tema desta pesquisa está intrinsecamente ligada às experiências vivenciadas pelo pesquisador como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde, durante a pandemia de COVID-19. Propôs-se uma reflexão crítica em função das inquietações: I) Como se desenvolveram as aulas de Geografia no Colégio da Polícia Militar do Piauí durante e pós a pandemia de COVID-19?; II) Quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizadas pelos professores de Geografia nas modalidades de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Ensino Híbrido (EH)?; e III) Quais foram os desafios enfrentados nas aulas de Geografia durante e após a pandemia de COVID-19 sob a perspectiva da prática docente?. Este estudo procurou compreender as repercussões das tecnologias no ensino de Geografia nas escolas públicas durante e após a pandemia de COVID-19, e contribuir para reflexões que possam aprimorar o processo de mediação nas aulas. Os objetivos específicos consistiram em: a) discutir a formação docente em relação à integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Geografia na Educação Básica; b) descrever as políticas públicas educacionais relacionadas às tecnologias e suas influências na prática docente de Geografia; e c) identificar os desafios enfrentados por professores e alunos na utilização de tecnologias na rede estadual de ensino durante e após a pandemia, com foco nas aulas de Geografia em Teresina/PI. A metodologia constou de levantamentos bibliográficos e documentais e atividade de campo na escola. As obras lidas foram Almeida (2009), Almeida (2008), Bastos (2022), Callai (2011), Cavalcanti (2012), Coscarelli (2017), Levy (1999), entre outros. A pesquisa apresentou uma abordagem quanti-qualitativa quanto ao uso das TDIC no ensino de Geografia. Como resultado observou-se que os professores retomaram as práticas pedagógicas que já dominavam antes da pandemia, com pouco emprego das TDIC. Esse cenário estava relacionado ao fato de haver pouca integração das tecnologias digitais nos currículos, mesmo com toda ressignificação durante a pandemia. De acordo com os Professores, dentre as ferramentas utilizadas destacaram-se o Google Classroom para a organização dos materiais didáticos dos alunos, mapas interativos, questionários automatizados via Google Forms e aulas complementares com vídeos extraídos do Youtube. Essa integração permitiu aos docentes planejar de forma mais eficiente tanto os materiais didáticos quanto os registros avaliativos. Concluiu-se que mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais devido à COVID-19, os professores passaram a utilizar poucos recursos digitais nas aulas de Geografia após o fim da pandemia.