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Banca de DEFESA: ALDA CRISTINA DE ANANIAS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDA CRISTINA DE ANANIAS ARAUJO
DATA: 07/02/2025
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/bmu-bsfe-cjj
TÍTULO: EXPLORANDO A CLIMATOLOGIA COM GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Climatologia. Formação docente. Aspectos físicos naturais. Geotecnologias.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A pesquisa visa analisar a aplicação das tecnologias digitais nas aulas de geografia, especificamente relacionadas aos conteúdos de clima da Terra. Mais especificamente: I) Verificar nas aulas dos professores de geografia do ensino básico o uso das tecnologias digitais ligadas aos conteúdos de clima da Terra; II) Apresentar sugestões de práticas didático-pedagógicas com os programas Google Earth e Windy para os conteúdos de clima da Terra. Justifica-se a escolha deste tema pelo fato deste poder impulsionar o conhecimento sobre a aplicação das geotecnologias na educação, contribuindo para o desenvolvimento de teorias, modelos e práticas pedagógicas relacionadas a essas tecnologias.  No âmbito da Geografia Escolar, pode fornecer uma base para o planejamento de atividades de ensino relacionadas ao clima através das geotecnologias. Os professores também se beneficiarão ao ter acesso às sugestões de metodologias de ensino centradas na construção do conhecimento pelos alunos, que se tornarão participantes ativos nesse processo. A escolha do estudo do clima como foco de investigação geográfica é justificada pela sua influência sobre todos os outros aspectos físico-naturais do planeta. A escolha dos programas Google Earth e Windy baseou-se em sua facilidade de acesso, gratuidade e na ampla gama de possibilidades exploratórias oferecidas em relação às informações geográficas. Ambos os programas permitiram visualizar e interagir com informações geográficas de maneira dinâmica. Metodologicamente, no trabalho foi empregada a abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, fez-se presente a busca bibliográfica, a qual foi aplicada por meio da leitura de artigos, teses, livros e dissertações mais proeminentes sobre o tema geotecnologias, ensino de Geografia e climatologia. Para a coleta de dados, a técnica utilizada foi a entrevista, que foi realizada para obter informações dos professores entrevistados. As entrevistas com 10 professores de Geografia do Ensino Básico revelaram diversos desafios enfrentados no contexto da docência, especialmente em relação ao uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Embora os professores reconheçam a importância de integrar essas ferramentas nas aulas, enfrentam obstáculos como o tempo limitado destinado à disciplina, a escassez de recursos tecnológicos nas escolas, a falta de suporte institucional para enriquecer as aulas e a pouca formação voltada para o uso eficaz das tecnologias digitais no ensino, entre outros. Com relação as propostas elaboradas com as geotecnologias Google Earth e Windy, o primeiro pode auxiliar no ensino dos temas de Ilhas de Calor, Aquecimento Global e Zonas Climáticas. Já o Windy permitiu explorar questões como o tempo atmosférico, circulação da atmosfera e elementos e fatores climáticos. Contudo, ressaltou-se que essas ferramentas são recursos adicionais e, sozinhas, não garantem o aprendizado completo do componente físico natural clima. Para integrá-las, é importante começar com aulas bem planejadas, usando o livro didático para introduzir os conceitos e, depois, aplicar as geotecnologias como um complemento para reforçar o aprendizado


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo ao Programa - 276280 - MARCOS ANTONIO DE CASTRO MARQUES TEIXEIRA
Externo à Instituição - 559.***.***-00 - ERCILIA TORRES STEINKE - UnB
Notícia cadastrada em: 16/01/2025 10:50
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