O processo de ensino-aprendizagem envolve a seleção de conteúdos, objetivos e métodos de aprendizagem para desenvolver o aprendizado dos estudantes. A disciplina de Geografia, inserida na área de ciências humanas, busca o desenvolvimento desse processo visando à compreensão do seu objeto de estudo que é o espaço geográfico. Desse modo, a utilização de unidades de ensino potencialmente significativas, definidas como sequências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e tendo como estratégia os mapas conceituais podem representar uma forma vigorosa de promover a aprendizagem significativa de conteúdos geográficos. Ao empregar mapas conceituais, os educadores podem auxiliar os aprendizes a visualizar e organizar conceitos, relações e hierarquias de informações de forma clara e concisa. Isso facilita a compreensão dos conteúdos, permitindo que os estudantes construam conexões entre os diferentes temas abordados em sala de aula. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do mapa conceitual para aprendizagem significativa a partir da apreensão do conceito de cidade organizado em uma unidade de ensino potencialmente significativa e voltada para o 9º ano do ensino fundamental na cidade de Altos–PI. Como objetivos específicos destacamos: I) identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do conceito de cidade; II) elaborar e aplicar, em conjunto com o professor de Geografia do 9º ano, uma unidade de ensino potencialmente significativa; III) verificar a potencialidade de uso do mapa conceitual como estratégia didática na aplicação da unidade didática potencialmente significativa. Para tanto, buscou-se construir um referencial teórico a partir dos seguintes segmentos: A presença da Geografia Escolar na Educação Básica fundamentando-se nas ideias de Cavalcanti (2008), Castellar (2009), Callai (2000) e BNCC (Brasil, 2018). No segmento que aborda sobre a Aprendizagem Significativa, abordou-se a teoria desenvolvida por David Ausubel (1968), com contribuições de Joseph Novak (1968), intitulada Teoria da Aprendizagem Significativa. No Brasil, consultamos, principalmente, o autor Moreira (2010; 2015); dentre outros. Para o terceiro segmento abordou-se a temática dos mapas conceituais e da unidade de ensino potencialmente significativa, com os teóricos: Novak (2009); Moreira (2010; 2012); Moraes (2017); Sposito (2010) entre outros. O levantamento bibliográfico realizado foi importante para a delimitação do objeto de estudo, bem como o recorte espacial desta pesquisa. Com relação aos procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados a pesquisa foi realizada mediante uma abordagem qualitativa, caracterizando-se por uma pesquisa exploratória. Ainda em relação aos objetivos propostos, o presente estudo apresentou caráter descritivo e explicativo. Partindo do que se almejava alcançar, a investigação foi realizada mediante uma pesquisa empírica, com ênfase em uma pesquisa-ação. Nesse trabalho em específico, tratamos da pesquisa ação do tipo pedagógica e crítico colaborativa. Como técnica de coleta de dados, aplicou-se questionário, bem como observações sistemáticas. Os resultados obtidos com o uso da unidade de ensino potencialmente significativa foram bastante promissores. A análise dos dados demonstrou que o uso de mapas conceituais contribuiu significativamente para a organização do conhecimento dos alunos, facilitando a construção de uma visão integrada sobre o conceito de cidade e o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Contudo, a pesquisa também revelou alguns desafios como a familiaridade dos alunos com o uso de mapas conceituais que foi um obstáculo inicial, exigindo um tempo considerável de adaptação para que eles compreendessem o propósito e a estrutura dessa ferramenta. Em síntese, esta pesquisa permitiu confirmar a potencialidade do mapa conceitual como estratégia didática eficaz no ensino de conteúdos de Geografia, sobretudo na abordagem de temas complexos como o conceito de cidade. A aplicação prática da unidade de ensino evidenciou que, ao serem instigados a organizar, associar e compreender o conceito de cidade significativamente, os alunos desenvolveram uma visão mais crítica e reflexiva sobre o espaço urbano e suas dinâmicas.